Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO GEOGEBRA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA INTERPRETAÇÃO GRÁFICA DA FUNÇÃO QUADRÁTICA.

Palavra-chaves: FUNÇÃO QUADRÁTICA, REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, SOFTWARE GEOGEBRA, DISPOSITIVOS MÓVEIS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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      dinâmica e simultânea com a representação algébrica. Essa visualização simultânea proporciona a\r\n
      verificação das propriedades características da função quadrática em sua representação algébrica e\r\n
      suas implicações na representação gráfica. O trabalho, de cunho experimental, integra uma pesquisa\r\n
      de mestrado em andamento. Os aportes teóricos deste trabalho baseiam-se na Teoria das\r\n
      Representações Semióticas, de Raymond Duval, nos estudos de Marcelo Bairral, sobre dispositivos\r\n
      móveis na Educação Matemática e na sequência didática como prática educativa, segundo Zabala. Foi\r\n
      motivado pela dificuldade recorrente apresentada pelos alunos em interpretar os gráficos da função\r\n
      quadrática, dificuldade essa observada na prática de sala de aula e destacada por alguns autores. O\r\n
      objetivo é analisar previamente as potencialidades do Geogebra em dispositivos móveis como um\r\n
      recurso que pode vir a contribuir para a interpretação do gráfico da função quadrática. A metodologia\r\n
      utilizada é de natureza qualitativa e de caráter exploratório. As atividades realizadas compõem\r\n
      parcialmente uma sequência didática ainda em processo de finalização. Ficou evidente nos extratos\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência, acerca do uso do software Geogebra em dispositivos móveis no estudo da interpretação gráfica da função quadrática, realizado com alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de um Colégio do Estado do Rio de Janeiro. O smartphone foi escolhido como recurso por oferecer a possibilidade de ser utilizado em qualquer lugar, além de ser muito popular entre os adolescentes, e o Geogebra por possibilitar a visualização do gráfico de forma dinâmica e simultânea com a representação algébrica. Essa visualização simultânea proporciona a verificação das propriedades características da função quadrática em sua representação algébrica e suas implicações na representação gráfica. O trabalho, de cunho experimental, integra uma pesquisa de mestrado em andamento. Os aportes teóricos deste trabalho baseiam-se na Teoria das Representações Semióticas, de Raymond Duval, nos estudos de Marcelo Bairral, sobre dispositivos móveis na Educação Matemática e na sequência didática como prática educativa, segundo Zabala. Foi motivado pela dificuldade recorrente apresentada pelos alunos em interpretar os gráficos da função quadrática, dificuldade essa observada na prática de sala de aula e destacada por alguns autores. O objetivo é analisar previamente as potencialidades do Geogebra em dispositivos móveis como um recurso que pode vir a contribuir para a interpretação do gráfico da função quadrática. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e de caráter exploratório. As atividades realizadas compõem parcialmente uma sequência didática ainda em processo de finalização. Ficou evidente nos extratos selecionados que, em algumas atividades propostas, os alunos encontraram dificuldades em interpretar o gráfico da função quadrática e em reconhecer a solução algébrica nessa interpretação.

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