O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
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Além disso, tais dispositivos móveis podem ser utilizados como uma ferramenta alternativa no ensino de ciências, potencializando o processo de ensino-aprendizagem e tornando as aulas mais atraentes, para o professor e para os alunos. Tendo em vista o uso das redes sociais por todas as faixas etárias e de maneira especial pelos jovens, o presente trabalho tem por objetivo a utilização desses meios como instrumentos pedagógicos que podem ser convenientemente utilizados em modelos didáticos, fazendo com que o aluno se aproprie do fazer pedagógico enquanto sujeito ativo no processo da construção do saber. Apesar da diversidade de equipamentos que poderiam ser utilizados em sala de aula, enriquecendo o processo de construção do conhecimento, sabe-se que essa realidade ainda não é tão frequente, uma vez que se tem o modelo tradicional de educação como o que prevalece, principalmente nas redes públicas de ensino, onde geralmente existe uma escassez considerável de recursos tecnológicos, de estrutura física capaz de suportar as práticas de ensino e de profissionais qualificados. 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