SENA, Carlos Augusto Batista De et al.. O uso de dispositivos móveis no ensino de ciências. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37984>. Acesso em: 22/11/2024 07:43
A utilização dos dispositivos móveis no contexto escolar é uma ferramenta pertinente ao momento que a sociedade contemporânea vivencia, o qual apresenta grande desenvolvimento tecnológico e científico voltados principalmente para a comunicação. Além disso, tais dispositivos móveis podem ser utilizados como uma ferramenta alternativa no ensino de ciências, potencializando o processo de ensino-aprendizagem e tornando as aulas mais atraentes, para o professor e para os alunos. Tendo em vista o uso das redes sociais por todas as faixas etárias e de maneira especial pelos jovens, o presente trabalho tem por objetivo a utilização desses meios como instrumentos pedagógicos que podem ser convenientemente utilizados em modelos didáticos, fazendo com que o aluno se aproprie do fazer pedagógico enquanto sujeito ativo no processo da construção do saber. Apesar da diversidade de equipamentos que poderiam ser utilizados em sala de aula, enriquecendo o processo de construção do conhecimento, sabe-se que essa realidade ainda não é tão frequente, uma vez que se tem o modelo tradicional de educação como o que prevalece, principalmente nas redes públicas de ensino, onde geralmente existe uma escassez considerável de recursos tecnológicos, de estrutura física capaz de suportar as práticas de ensino e de profissionais qualificados. Partindo do princípio da necessidade de inovação nas metodologias de ensino, com a finalidade de tornar mais próximo o conteúdo a ser abordado com a realidade dos alunos, e também tornando as aulas mais atrativas, o presente trabalho utilizou-se das redes sociais mais frequentadas, entre elas o whatsApp, Instagran e Facebook, para abordar os conteúdos referentes a mitose e meiose, assuntos esses de uma riqueza de detalhes que por muitas vezes, quando ensinados de forma tradicional, não são bem aceitas pelos alunos, o que interfere na aprendizagem.