O ensino de ciências trás grandes desafios e atualmente os alunos encontram-se desmotivados, pois a maioria das aulas se resume apenas ao uso do livro didático e aulas teóricas. Nesse contexto trabalhar com métodos diferentes é essencial para atrair a atenção dos alunos bem como despertar o interesse deles em aprender. Sendo assim, o presente trabalho consiste em um relato de experiência, realizado pelos alunos do PIBID, com uma adaptação da aplicação do método Círculo Hermenêutico Dialético (CHD), exposição de espécimes de zoologia em uma aula prática e jogos didáticos, como estratégia metodológica diferente para se trabalhar zoologia no ensino de ciências, despertar o interesse dos alunos e possibilitar uma aprendizagem significativa. O trabalho foi realizado em escola municipal, de vitória de Santo Antão, e consistiu em dois momentos de intervenção; o primeiro com o uso do jogo de adivinhação e o segundo com a explicação do conteúdo com toda a turma. Os resultados da intervenção pedagógica mostram que a metodologia atraiu bastante a atenção dos alunos, bem como os instigou a quererem aprender a função e o nome técnicos das estruturas que compõem a morfologia externa dos animais. Nesse sentido, a adaptação do método Ciclo Hermenêutico Dialético e sua junção em uma aula prática mediante a inserção e elaboração de um jogo de adivinhação tornou-se um excelente meio de intervenção pedagógica para moldar o conhecimento do aluno sobre o filo artrópoda, enfatizando a morfologia externa desses animais e a semelhança e diferença nas estruturas dos diferentes representantes do filo.