Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTOTECA DE SOLOS: REALIZAÇÃO E RELFEXÃO DE PRÁTICAS DOCENTES POR ALUNOS DO PIBID.

Palavra-chaves: AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EROSÃO HÍDRICA, METODOLOGIA ATIVA, METODOLOGIA ATIVA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36944
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3801
    "inscrito_id" => 3292
    "titulo" => "EXPERIMENTOTECA DE SOLOS: REALIZAÇÃO E RELFEXÃO DE PRÁTICAS DOCENTES POR ALUNOS DO PIBID."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o intuito de aprimorar a formação docente dos cursos de licenciatura do Brasil. Neste contexto as ações desenvolvidas no PIBID da Licenciatura em Geografia do IFPE envolvem atividades teóricas, práticas e reflexivas. Dentre estas atividades são desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras que os graduandos aprendem para replicarem na escola. Uma delas corresponde a experimentoteca de solos, em que os bolsistas do programa aprenderam a realizá-la no laboratório de Geografia do IFPE e executaram-na com a turma do 9º ano da Escola Educador Paulo Freire localizada no bairro do Bongi, município de Recife - PE. Portanto, este trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência da realização da experimentoteca de solos como contribuição para a formação do docente em Geografia. Como procedimento metodológico para a realização desta experiência, e seu posterior exercício de reflexão, foram feitas leituras, debates, aquisição de material, realização da experimentoteca de solos no laboratório de Geografia do IFPE e na Escola Educador Paulo Freire. Posteriormente, foi feita uma reflexão sobre a realização dessa prática e sobre o aprendizado, tomando-se como base as experiências de outros autores e dialogando com outras ações realizadas no PIBID. A oficina foi importante, por um lado, para os bolsistas PIBID, pois proporcionou a experiência de ministrar aula e desenvolver novos métodos pedagógicos, e, por outro, para o professor e alunos da escola por aprenderem o conteúdo de uma forma dinâmica que foge do modelo expositivo de ensino, e pela relação feita entre o conteúdo trabalhado com as realidades desses estudantes do ensino básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EROSÃO HÍDRICA, METODOLOGIA ATIVA, METODOLOGIA ATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3292_16102017000412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA KAROLINE CÂNDIDO SALVADOR"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA CÂNDIDO"
    "autor_email" => "natalia_karoline94@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36944
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3801
    "inscrito_id" => 3292
    "titulo" => "EXPERIMENTOTECA DE SOLOS: REALIZAÇÃO E RELFEXÃO DE PRÁTICAS DOCENTES POR ALUNOS DO PIBID."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o intuito de aprimorar a formação docente dos cursos de licenciatura do Brasil. Neste contexto as ações desenvolvidas no PIBID da Licenciatura em Geografia do IFPE envolvem atividades teóricas, práticas e reflexivas. Dentre estas atividades são desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras que os graduandos aprendem para replicarem na escola. Uma delas corresponde a experimentoteca de solos, em que os bolsistas do programa aprenderam a realizá-la no laboratório de Geografia do IFPE e executaram-na com a turma do 9º ano da Escola Educador Paulo Freire localizada no bairro do Bongi, município de Recife - PE. Portanto, este trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência da realização da experimentoteca de solos como contribuição para a formação do docente em Geografia. Como procedimento metodológico para a realização desta experiência, e seu posterior exercício de reflexão, foram feitas leituras, debates, aquisição de material, realização da experimentoteca de solos no laboratório de Geografia do IFPE e na Escola Educador Paulo Freire. Posteriormente, foi feita uma reflexão sobre a realização dessa prática e sobre o aprendizado, tomando-se como base as experiências de outros autores e dialogando com outras ações realizadas no PIBID. A oficina foi importante, por um lado, para os bolsistas PIBID, pois proporcionou a experiência de ministrar aula e desenvolver novos métodos pedagógicos, e, por outro, para o professor e alunos da escola por aprenderem o conteúdo de uma forma dinâmica que foge do modelo expositivo de ensino, e pela relação feita entre o conteúdo trabalhado com as realidades desses estudantes do ensino básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EROSÃO HÍDRICA, METODOLOGIA ATIVA, METODOLOGIA ATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3292_16102017000412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA KAROLINE CÂNDIDO SALVADOR"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA CÂNDIDO"
    "autor_email" => "natalia_karoline94@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o intuito de aprimorar a formação docente dos cursos de licenciatura do Brasil. Neste contexto as ações desenvolvidas no PIBID da Licenciatura em Geografia do IFPE envolvem atividades teóricas, práticas e reflexivas. Dentre estas atividades são desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras que os graduandos aprendem para replicarem na escola. Uma delas corresponde a experimentoteca de solos, em que os bolsistas do programa aprenderam a realizá-la no laboratório de Geografia do IFPE e executaram-na com a turma do 9º ano da Escola Educador Paulo Freire localizada no bairro do Bongi, município de Recife - PE. Portanto, este trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência da realização da experimentoteca de solos como contribuição para a formação do docente em Geografia. Como procedimento metodológico para a realização desta experiência, e seu posterior exercício de reflexão, foram feitas leituras, debates, aquisição de material, realização da experimentoteca de solos no laboratório de Geografia do IFPE e na Escola Educador Paulo Freire. Posteriormente, foi feita uma reflexão sobre a realização dessa prática e sobre o aprendizado, tomando-se como base as experiências de outros autores e dialogando com outras ações realizadas no PIBID. A oficina foi importante, por um lado, para os bolsistas PIBID, pois proporcionou a experiência de ministrar aula e desenvolver novos métodos pedagógicos, e, por outro, para o professor e alunos da escola por aprenderem o conteúdo de uma forma dinâmica que foge do modelo expositivo de ensino, e pela relação feita entre o conteúdo trabalhado com as realidades desses estudantes do ensino básico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.