EXPERIMENTOTECA DE SOLOS: REALIZAÇÃO E RELFEXÃO DE PRÁTICAS DOCENTES POR ALUNOS DO PIBID.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36944 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3801 "inscrito_id" => 3292 "titulo" => "EXPERIMENTOTECA DE SOLOS: REALIZAÇÃO E RELFEXÃO DE PRÁTICAS DOCENTES POR ALUNOS DO PIBID." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o intuito de aprimorar a formação docente dos cursos de licenciatura do Brasil. Neste contexto as ações desenvolvidas no PIBID da Licenciatura em Geografia do IFPE envolvem atividades teóricas, práticas e reflexivas. Dentre estas atividades são desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras que os graduandos aprendem para replicarem na escola. Uma delas corresponde a experimentoteca de solos, em que os bolsistas do programa aprenderam a realizá-la no laboratório de Geografia do IFPE e executaram-na com a turma do 9º ano da Escola Educador Paulo Freire localizada no bairro do Bongi, município de Recife - PE. Portanto, este trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência da realização da experimentoteca de solos como contribuição para a formação do docente em Geografia. Como procedimento metodológico para a realização desta experiência, e seu posterior exercício de reflexão, foram feitas leituras, debates, aquisição de material, realização da experimentoteca de solos no laboratório de Geografia do IFPE e na Escola Educador Paulo Freire. Posteriormente, foi feita uma reflexão sobre a realização dessa prática e sobre o aprendizado, tomando-se como base as experiências de outros autores e dialogando com outras ações realizadas no PIBID. A oficina foi importante, por um lado, para os bolsistas PIBID, pois proporcionou a experiência de ministrar aula e desenvolver novos métodos pedagógicos, e, por outro, para o professor e alunos da escola por aprenderem o conteúdo de uma forma dinâmica que foge do modelo expositivo de ensino, e pela relação feita entre o conteúdo trabalhado com as realidades desses estudantes do ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EROSÃO HÍDRICA, METODOLOGIA ATIVA, METODOLOGIA ATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3292_16102017000412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA KAROLINE CÂNDIDO SALVADOR" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA CÂNDIDO" "autor_email" => "natalia_karoline94@hotmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36944 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3801 "inscrito_id" => 3292 "titulo" => "EXPERIMENTOTECA DE SOLOS: REALIZAÇÃO E RELFEXÃO DE PRÁTICAS DOCENTES POR ALUNOS DO PIBID." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o intuito de aprimorar a formação docente dos cursos de licenciatura do Brasil. Neste contexto as ações desenvolvidas no PIBID da Licenciatura em Geografia do IFPE envolvem atividades teóricas, práticas e reflexivas. Dentre estas atividades são desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras que os graduandos aprendem para replicarem na escola. Uma delas corresponde a experimentoteca de solos, em que os bolsistas do programa aprenderam a realizá-la no laboratório de Geografia do IFPE e executaram-na com a turma do 9º ano da Escola Educador Paulo Freire localizada no bairro do Bongi, município de Recife - PE. Portanto, este trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência da realização da experimentoteca de solos como contribuição para a formação do docente em Geografia. Como procedimento metodológico para a realização desta experiência, e seu posterior exercício de reflexão, foram feitas leituras, debates, aquisição de material, realização da experimentoteca de solos no laboratório de Geografia do IFPE e na Escola Educador Paulo Freire. Posteriormente, foi feita uma reflexão sobre a realização dessa prática e sobre o aprendizado, tomando-se como base as experiências de outros autores e dialogando com outras ações realizadas no PIBID. A oficina foi importante, por um lado, para os bolsistas PIBID, pois proporcionou a experiência de ministrar aula e desenvolver novos métodos pedagógicos, e, por outro, para o professor e alunos da escola por aprenderem o conteúdo de uma forma dinâmica que foge do modelo expositivo de ensino, e pela relação feita entre o conteúdo trabalhado com as realidades desses estudantes do ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE GEOGRAFIA, EROSÃO HÍDRICA, METODOLOGIA ATIVA, METODOLOGIA ATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3292_16102017000412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA KAROLINE CÂNDIDO SALVADOR" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA CÂNDIDO" "autor_email" => "natalia_karoline94@hotmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }