BATISTA, Manoel Vanderson Vieira. A temática doping como ponto interdisciplinar. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35622>. Acesso em: 05/11/2024 07:13
A presente pesquisa foi realizada com 26 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras- PB, assistida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto – Química, da Universidade Federal de Campina Grande / Centro de Formação de Professores, com o intuito de utilizar as tecnologias, rememorando a história dos Jogos Olímpicos e do Doping numa viagem lúdica, através do método científico, interligando os conhecimentos de análise química com conhecimentos de sala de aula do aluno através de pesquisa, de uma forma contextualizada, sobre sua evolução histórica e a utilização de substâncias dopantes, promovendo uma socialização de ideias que permeia a pesquisa, a partir da origem dos jogos Olímpicos e a temática Doping, usando essa última, como um tema interdisciplinar, que envolveu as disciplinas de Química, Biologia, Português e História, em que as mesma trabalham de forma interligada, tendo Química trabalhado as classes de substâncias, e suas respectivas substâncias, a disciplina de Biologia trabalhou os efeitos dessas substâncias e como essas substâncias agem no organismo e quais esportes utilizam; A disciplina de História trabalhou a parte histórica dos Jogos Olímpicos e do Doping; e Português orientou quanto ao gênero história em quadrinhos e confecção das tirinhas. Dessa forma, a presente pesquisa atendeu as expectativas em que, professores e alunos adquiriram uma visão mais ampla do ensinar e aprender, através do uso interdisciplinar, bem como o uso das tecnologias envolvidas para melhorar o aprendizado dos indivíduos envolvidos, motivando e despertando o interesse dos mesmos.