Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO SUPERIOR Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34966
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3470
    "inscrito_id" => 7172
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "resumo" => "Uma das funções da universidade é produzir conhecimento e permitir, na medida de seu avanço, a compreensão ampla do ser humano e da vida em sociedade. Diante disso, torna-se necessário repensar a produção e a sistematização do conhecimento fora das posturas científicas dogmáticas, no sentido de inseri-las num contexto de totalidade. Dentro desse contexto, percebemos a necessidade do trabalho interdisciplinar nas Instituições de Ensino Superior (IES), uma vez que a interdisciplinaridade busca romper com a forma fragmentada do conhecimento, possibilitando a interação entre as diferentes áreas do saber e suas relações entre si e com a realidade, objetivando a formação integral do sujeito.  Contudo, exercer a interdisciplinaridade na universidade requer profundas mudanças na vida acadêmica, abrindo espaços efetivos de diálogos, de colaboração e socialização entre os saberes. É diante desse cenário que este artigo se apresenta, com o objetivo de apresentar resultados parciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. Esta investigação está sendo realizada a partir das análises das concepções e das práticas pedagógicas vivenciadas pelos professores de um curso de engenharia, que desenvolvem projetos interdisciplinares em uma Unidade Acadêmica da UFRPE, com objetivo de compreender como a interdisciplinaridade está sendo concebida pelos professores(as) e efetivada em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que tem como técnicas de coleta de dados a análise documental, a entrevista e a  observação. Os resultados parciais nos mostram que apesar das barreiras presente no trabalho interdisciplinar na educação superior, as ações estratégicas interdisciplinares se configuram como uma forma de romper com o conhecimento fragmentado e como uma  alternativa para a compreensão das necessidades globais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID7172_13102017145315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAYDJA CYBELLI CAVALCANTI CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "WAYDJA CYBELLI"
    "autor_email" => "waydja.correia@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34966
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3470
    "inscrito_id" => 7172
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "resumo" => "Uma das funções da universidade é produzir conhecimento e permitir, na medida de seu avanço, a compreensão ampla do ser humano e da vida em sociedade. Diante disso, torna-se necessário repensar a produção e a sistematização do conhecimento fora das posturas científicas dogmáticas, no sentido de inseri-las num contexto de totalidade. Dentro desse contexto, percebemos a necessidade do trabalho interdisciplinar nas Instituições de Ensino Superior (IES), uma vez que a interdisciplinaridade busca romper com a forma fragmentada do conhecimento, possibilitando a interação entre as diferentes áreas do saber e suas relações entre si e com a realidade, objetivando a formação integral do sujeito.  Contudo, exercer a interdisciplinaridade na universidade requer profundas mudanças na vida acadêmica, abrindo espaços efetivos de diálogos, de colaboração e socialização entre os saberes. É diante desse cenário que este artigo se apresenta, com o objetivo de apresentar resultados parciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. Esta investigação está sendo realizada a partir das análises das concepções e das práticas pedagógicas vivenciadas pelos professores de um curso de engenharia, que desenvolvem projetos interdisciplinares em uma Unidade Acadêmica da UFRPE, com objetivo de compreender como a interdisciplinaridade está sendo concebida pelos professores(as) e efetivada em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que tem como técnicas de coleta de dados a análise documental, a entrevista e a  observação. Os resultados parciais nos mostram que apesar das barreiras presente no trabalho interdisciplinar na educação superior, as ações estratégicas interdisciplinares se configuram como uma forma de romper com o conhecimento fragmentado e como uma  alternativa para a compreensão das necessidades globais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID7172_13102017145315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAYDJA CYBELLI CAVALCANTI CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "WAYDJA CYBELLI"
    "autor_email" => "waydja.correia@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Uma das funções da universidade é produzir conhecimento e permitir, na medida de seu avanço, a compreensão ampla do ser humano e da vida em sociedade. Diante disso, torna-se necessário repensar a produção e a sistematização do conhecimento fora das posturas científicas dogmáticas, no sentido de inseri-las num contexto de totalidade. Dentro desse contexto, percebemos a necessidade do trabalho interdisciplinar nas Instituições de Ensino Superior (IES), uma vez que a interdisciplinaridade busca romper com a forma fragmentada do conhecimento, possibilitando a interação entre as diferentes áreas do saber e suas relações entre si e com a realidade, objetivando a formação integral do sujeito. Contudo, exercer a interdisciplinaridade na universidade requer profundas mudanças na vida acadêmica, abrindo espaços efetivos de diálogos, de colaboração e socialização entre os saberes. É diante desse cenário que este artigo se apresenta, com o objetivo de apresentar resultados parciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. Esta investigação está sendo realizada a partir das análises das concepções e das práticas pedagógicas vivenciadas pelos professores de um curso de engenharia, que desenvolvem projetos interdisciplinares em uma Unidade Acadêmica da UFRPE, com objetivo de compreender como a interdisciplinaridade está sendo concebida pelos professores(as) e efetivada em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que tem como técnicas de coleta de dados a análise documental, a entrevista e a observação. Os resultados parciais nos mostram que apesar das barreiras presente no trabalho interdisciplinar na educação superior, as ações estratégicas interdisciplinares se configuram como uma forma de romper com o conhecimento fragmentado e como uma alternativa para a compreensão das necessidades globais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.