Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo a seguir relata a utilização de um jogo de tabuleiro de matemática como método alternativo de estimular as habilidades e os conhecimentos em torno da disciplina. Essa experiência foi realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Tianguá, buscando explorar os diversos conhecimentos da matemática de forma dinâmica. As aplicações do jogo ocorreram no laboratório de ciências da escola Tancredo Nunes de Menezes na cidade de Tianguá- CE, para alunos de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, com intuito fazer dos educandos sujeitos ativos de sua própria aprendizagem. O lúdico contém várias questões em diversos níveis que permitem aos jogadores colocarem em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula e interajam com os demais colegas no objetivo de trocar informações sobre os vários temas abordados durante o jogo. Dessa forma, foi possível explorar o potencial dos alunos, assimilar os conteúdos e contribuir para memorização de conceitos.

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