Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISANDO OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À INDISCIPLINA DISCENTE

Palavra-chaves: DESAFIOS, INDISCIPLINA, AFETIVIDADE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo do estudo é identificar os desafios da gestão escolar frente à indisciplina discente. Adotou-se como método de abordagem, a pesquisa Bibliográfica bem como a pesquisa ação, o levantamento dos dados deu-se com leitura de livros e artigos científicos. Muitas crianças distanciam-se do prazer de estudar, pois colocamos obstáculos no momento de participar das atividades escolares. É possível minimizar o quadro da indisciplina discente constada no dia a dia na escola. para isso, é necessário que os profissionais que lidam com está situação atentem sobre a importância de trabalhar a afetividade do aluno, pois ela influência de maneira significativa na redução dos conflitos. Desta forma, é necessária a existência de subsídios que possam contribuir para uma melhor reflexão sobre a prática docente e a realidade escolar. Indisciplina é uma temática bastante discutida no cotidiano escolar. .Verificou-se entre os professores que o comportamento indisciplinado do aluno interfere na aula e no processo de ensino e aprendizagem. Presume-se que a indisciplina é resultado de diversos fatores, como o desinteresse de estudar, a falta de orientação familiar. Concluiu-se que a temática da gestão da indisciplina em sala de aula pelos professores ainda carece de estudos. O papel do Professor na administração disciplinar, especialmente, na condução das relações interpessoais em sala de aula é essencial. As literaturas estudadas apontam que a gestão da indisciplina na sala de aula é resultado de alguns profissionais, seja pela carência na formação acadêmica, ou pela falta de interesse no assunto. Evidenciou-se também que o conceito de indisciplina pode variar para cada educador, por exemplo, a falta de organização e a conversa em sala de aula podem ser definidas como indisciplina e essa conceituação influência na administração desta. Entretanto, pressupõe que a realidade social, espacial e econômica contribua para melhor entender a problemática da gestão de indisciplina pelo professor. Assim, o lugar, o cotidiano, a estrutura da escola, o perfil do estudante e do professor deve ser mais bem estudada para que se encontrem soluções do problema da gestão da indisciplina

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.