Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O SABER GRAMATICAL NAS ESCOLAS BÁSICAS

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, GRAMÁTICA, FUNCIONALISMO Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Ensinar a Língua Portuguesa a seus próprios falantes tem sido um desafio para os professores, uma vez que, os alunos já sabem falar o Português, embora não saibam se comportar linguisticamente em diversas situações de uso real da língua. O ensino de Língua Portuguesa está centrado no ensino da gramática normativa, a qual o estudo ocorre de forma tradicional não permitindo abordagens mais amplas sobre o funcionamento da língua. Esse trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica do professor com relação ao ensino de gramática na escola básica. A luz de Antunes (2003), Furtado da Cunha, Oliveira (2003), Amaral Oliveira (2010), PCNs (2000). É importante que o professor de língua materna atue como orientador do processo ensino aprendizagem dos alunos na construção do saber gramatical.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.