MEMÓRIA, IDENTIDADE E CAMPO EDUCACIONAL: TRAJETÓRIAS E LEGADOS DE EDUCADORES ESCOLARES E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO VALE DO MAMANGUAPE – PARAIBANO.SANTOS, Jefferson Simplicio dosEstudante de Ciência da Computação Voluntário Projeto Prolicen Integrante do GEPeeeS - CCAE – UFPB - CNPqjefferson.simplicio@dce.ufpb.brBRITO, Rozimar Rodrigues deEstudante de Ciência da Computação Bolsista do Projeto Prolicen Integrante do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqrozimar.rodrigues@dce.ufpb.br PALHANO SILVA, Paulo RobertoProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS - CCAE – UFPB - CNPqIntegrante da INCUBES - UFPB ppalhano1@gmail.comResumoINTRODUÇÃO: O Projeto ‘Expoentes da Educação: educadores escolares e dos Movimentos Sociais do Vale do Mamanguape’ exercido no campo educacional enquanto ação educativa de extensão, utilizando a pesquisa-ação, visando a identificação de ‘memória de educadores’ que desenvolveram práticas no âmbito das escolas e ou dos movimentos sociais do Vale do Mamanguape - Paraibano, assumindo a perspectiva de reconhecer as trajetórias e legados de sujeitos educadores, sendo como ação pedagógica que envolve estudantes e professores do Curso de Pedagogia e outros cursos do CCAE e educadores da rede pública e GEPeeeS - UFPB.METODOLOGIA: O projeto pauta-se por: Identificar, sistematizar, documentar, publicizar e validar a história e legado de educadores, a saber: a) estudantes elegem educadores a serem estudados; b) elaboram instrumentos de coletas de dados biográficos, memória e legados; c) realizam entrevistas, levantam dados históricos em arquivos escolares e particulares e outros; d) sistematizam e analisam as informações; e) elaboram relatório, folder e banner; f) em seminário, estudantes apresentam sínteses; g) nesse, educadores homenageados pronunciam-se e são agraciados com a Comenda Paulo Freire Educador da Esperança.RESULTADOS: Foram realizadas 5 exposições, sendo constituídas 54 biografias. A ação fundamenta-se na dialogicidade (FREIRE, 1999), na pesquisa-ação (BRANDÃO, 2000; FRANCO, 2005), e na ampliação do capital cultural (BOURDIEU, 1999).CONCLUSÃO: A ação educativa tem valor pedagógico por desenvolver aprendizados na construção e validação de biografias e memórias, gerando acervo sobre a história das práticas do campo educacional na região do Vale do Mamanguape, realizando resgate e disponibilização de informações para a sociedade.