TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 485 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 98 "titulo" => "TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTE" "resumo" => "TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTEAutora: Nyedja Nara Furtado de AbrantesGraduanda do Curso de Pedagogia Unidade Acadêmica de Educação/CFP/UFCG Email: naraabrantes@hotmail.comResumoPartindo do pressuposto de que o trabalho oferece ao homem oportunidades de suprir suas necessidades, e ao mesmo tempo engajá-lo no mundo social, e de que o estudo oferece garantia de um futuro melhor, esta pesquisa com o olhar voltado para a relação entre trabalho e estudo, teve o objetivo de analisar como estudantes trabalhadores conciliam esses dois elementos essenciais à vida humana. A mesma pretendeu identificar as dificuldades dessa conciliação, e assim, analisar sobre o rendimento acadêmico, e se os professores da Universidade têm facilitado à vida desses estudantes trabalhadores. Nessa perspectiva, visando à obtenção de resultados, a pesquisa caracterizada como qualitativa foi realizada com sete estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras/PB que trabalham em dois horários e estudam no período noturno. As entrevistas foram realizadas nas dependências da Universidade. Os participantes foram solicitados a responder às questões por escrito. Foi constatado que o trabalho tanto pode ser fonte de vida, quanto representar fonte de dilemas, pois muitas são as dificuldades que os estudantes enfrentam para se adaptar à vida acadêmica no desafio de conciliar essa dupla jornada. Em relação aos professores na concepção de alguns estudantes, há ainda os que precisam reconsiderar o perfil do estudante trabalhador, e facilitar sua inserção no mundo acadêmico.Palavras-chave: Trabalho; Estudo; Dificuldades; Conciliação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "Trabalho, Estudo, Dificuldades, Conciliação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ed3d2c21991e3bef5e069713af9fa6ca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NYEDJA NARA FURTADO DE ABRANTES" "autor_nome_curto" => "NYEDJA" "autor_email" => "naraabrantes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 485 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 98 "titulo" => "TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTE" "resumo" => "TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTEAutora: Nyedja Nara Furtado de AbrantesGraduanda do Curso de Pedagogia Unidade Acadêmica de Educação/CFP/UFCG Email: naraabrantes@hotmail.comResumoPartindo do pressuposto de que o trabalho oferece ao homem oportunidades de suprir suas necessidades, e ao mesmo tempo engajá-lo no mundo social, e de que o estudo oferece garantia de um futuro melhor, esta pesquisa com o olhar voltado para a relação entre trabalho e estudo, teve o objetivo de analisar como estudantes trabalhadores conciliam esses dois elementos essenciais à vida humana. A mesma pretendeu identificar as dificuldades dessa conciliação, e assim, analisar sobre o rendimento acadêmico, e se os professores da Universidade têm facilitado à vida desses estudantes trabalhadores. Nessa perspectiva, visando à obtenção de resultados, a pesquisa caracterizada como qualitativa foi realizada com sete estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras/PB que trabalham em dois horários e estudam no período noturno. As entrevistas foram realizadas nas dependências da Universidade. Os participantes foram solicitados a responder às questões por escrito. Foi constatado que o trabalho tanto pode ser fonte de vida, quanto representar fonte de dilemas, pois muitas são as dificuldades que os estudantes enfrentam para se adaptar à vida acadêmica no desafio de conciliar essa dupla jornada. Em relação aos professores na concepção de alguns estudantes, há ainda os que precisam reconsiderar o perfil do estudante trabalhador, e facilitar sua inserção no mundo acadêmico.Palavras-chave: Trabalho; Estudo; Dificuldades; Conciliação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "Trabalho, Estudo, Dificuldades, Conciliação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ed3d2c21991e3bef5e069713af9fa6ca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NYEDJA NARA FURTADO DE ABRANTES" "autor_nome_curto" => "NYEDJA" "autor_email" => "naraabrantes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }