Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTE

Palavra-chaves: Trabalho, Estudo, Dificuldades, Conciliação Comunicação Oral 17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 485
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTE"
    "resumo" => "TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTEAutora: Nyedja Nara Furtado de AbrantesGraduanda do Curso de Pedagogia Unidade Acadêmica de Educação/CFP/UFCG Email: naraabrantes@hotmail.comResumoPartindo do pressuposto de que o trabalho oferece ao homem oportunidades de suprir suas necessidades, e ao mesmo tempo engajá-lo no mundo social, e de que o estudo oferece garantia de um futuro melhor, esta pesquisa com o olhar voltado para a relação entre trabalho e estudo, teve o objetivo de analisar como estudantes trabalhadores conciliam esses dois elementos essenciais à vida humana. A mesma pretendeu identificar as dificuldades dessa conciliação, e assim, analisar sobre o rendimento acadêmico, e se os professores da Universidade têm facilitado à vida desses estudantes trabalhadores. Nessa perspectiva, visando à obtenção de resultados, a pesquisa caracterizada como qualitativa foi realizada com sete estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras/PB que trabalham em dois horários e estudam no período noturno. As entrevistas foram realizadas nas dependências da Universidade. Os participantes foram solicitados a responder às questões por escrito. Foi constatado que o trabalho tanto pode ser fonte de vida, quanto representar fonte de dilemas, pois muitas são as dificuldades que os estudantes enfrentam para se adaptar à vida acadêmica no desafio de conciliar essa dupla jornada. Em relação aos professores na concepção de alguns estudantes, há ainda os que precisam reconsiderar o perfil do estudante trabalhador, e facilitar sua inserção no mundo acadêmico.Palavras-chave: Trabalho; Estudo; Dificuldades; Conciliação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA"
    "palavra_chave" => "Trabalho, Estudo, Dificuldades, Conciliação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "ed3d2c21991e3bef5e069713af9fa6ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYEDJA NARA FURTADO DE ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "NYEDJA"
    "autor_email" => "naraabrantes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 485
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTE"
    "resumo" => "TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTEAutora: Nyedja Nara Furtado de AbrantesGraduanda do Curso de Pedagogia Unidade Acadêmica de Educação/CFP/UFCG Email: naraabrantes@hotmail.comResumoPartindo do pressuposto de que o trabalho oferece ao homem oportunidades de suprir suas necessidades, e ao mesmo tempo engajá-lo no mundo social, e de que o estudo oferece garantia de um futuro melhor, esta pesquisa com o olhar voltado para a relação entre trabalho e estudo, teve o objetivo de analisar como estudantes trabalhadores conciliam esses dois elementos essenciais à vida humana. A mesma pretendeu identificar as dificuldades dessa conciliação, e assim, analisar sobre o rendimento acadêmico, e se os professores da Universidade têm facilitado à vida desses estudantes trabalhadores. Nessa perspectiva, visando à obtenção de resultados, a pesquisa caracterizada como qualitativa foi realizada com sete estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras/PB que trabalham em dois horários e estudam no período noturno. As entrevistas foram realizadas nas dependências da Universidade. Os participantes foram solicitados a responder às questões por escrito. Foi constatado que o trabalho tanto pode ser fonte de vida, quanto representar fonte de dilemas, pois muitas são as dificuldades que os estudantes enfrentam para se adaptar à vida acadêmica no desafio de conciliar essa dupla jornada. Em relação aos professores na concepção de alguns estudantes, há ainda os que precisam reconsiderar o perfil do estudante trabalhador, e facilitar sua inserção no mundo acadêmico.Palavras-chave: Trabalho; Estudo; Dificuldades; Conciliação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA"
    "palavra_chave" => "Trabalho, Estudo, Dificuldades, Conciliação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "ed3d2c21991e3bef5e069713af9fa6ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYEDJA NARA FURTADO DE ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "NYEDJA"
    "autor_email" => "naraabrantes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

TRABALHO E ESTUDO: UMA CONCILIAÇÃO DESAFIANTEAutora: Nyedja Nara Furtado de AbrantesGraduanda do Curso de Pedagogia Unidade Acadêmica de Educação/CFP/UFCG Email: naraabrantes@hotmail.comResumoPartindo do pressuposto de que o trabalho oferece ao homem oportunidades de suprir suas necessidades, e ao mesmo tempo engajá-lo no mundo social, e de que o estudo oferece garantia de um futuro melhor, esta pesquisa com o olhar voltado para a relação entre trabalho e estudo, teve o objetivo de analisar como estudantes trabalhadores conciliam esses dois elementos essenciais à vida humana. A mesma pretendeu identificar as dificuldades dessa conciliação, e assim, analisar sobre o rendimento acadêmico, e se os professores da Universidade têm facilitado à vida desses estudantes trabalhadores. Nessa perspectiva, visando à obtenção de resultados, a pesquisa caracterizada como qualitativa foi realizada com sete estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras/PB que trabalham em dois horários e estudam no período noturno. As entrevistas foram realizadas nas dependências da Universidade. Os participantes foram solicitados a responder às questões por escrito. Foi constatado que o trabalho tanto pode ser fonte de vida, quanto representar fonte de dilemas, pois muitas são as dificuldades que os estudantes enfrentam para se adaptar à vida acadêmica no desafio de conciliar essa dupla jornada. Em relação aos professores na concepção de alguns estudantes, há ainda os que precisam reconsiderar o perfil do estudante trabalhador, e facilitar sua inserção no mundo acadêmico.Palavras-chave: Trabalho; Estudo; Dificuldades; Conciliação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.