Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade no ambiente escolar. Contudo os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância do brincar como elemento essencial no cumprimento do direito à infância e para uma educação de qualidade. A Brinquedoteca, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento integral do educando. O presente artigo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, para investigar uma brinquedoteca escolar, no município de Parnaíba, que funciona sem a presença do brinquedista. Tem como objetivo descobrir, se é possível uma brinquedoteca funcionar bem em uma escola, sem a presença de um brinquedista, e quais atividades realizadas pelas professoras dentro da brinquedoteca. Participaram da pesquisa três professoras da Escola de Educação Infantil Alegria do Saber. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevista e observação, por ser instrumentos que dão a oportunidade de comprovar e responder com clareza as indagações. Esta pesquisa está fundamentada na visão de estudiosos renomados nessa discussão como: Santos (2008, 2009), Cunha (2007), Skisomoto (2003), Vigotski(1896-1934) . Após pesquisa realizada, concluímos que, há uma necessidade de ressignificar o brincar na escola, introduzindo ações concretas que valorizam a atividade lúdica e o reconhecimento do aprender e o brincar como sinônimos indissociáveis e inerentes ao desenvolvimento da infância, já que a cultura lúdica é uma atividade humana, histórica e culturalmente construída através de ações significativas ao ser humano. Tornando assim a infância uma experiência inesquecível e prazerosa de lembrar.