LEITURA EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DAS PRÁTICAS SOCIAIS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 409 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 730 "inscrito_id" => 2458 "titulo" => "LEITURA EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DAS PRÁTICAS SOCIAIS" "resumo" => "Resumo: Os estudos que tratam acerca das questões relativas à formação de leitores têm apontado para a necessidade de os alunos vivenciarem experiências ligadas ao exercício da leitura no período da sua escolaridade básica, ou seja, é cada vez mais evidente a necessidade de fazer dessa prática uma atividade cotidiana na escola e nos demais espaços. Mediante isso, objetivamos, neste trabalho, apresentar resultados de uma pesquisa bibliográfica a respeito de como, efetivamente, o professor pode contribuir com o desenvolvimento de alunos leitores a partir das atividades realizadas na escola e os impactos dessa aprendizagem para o desenvolvimento de práticas sociais. Esse estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica a partir de teóricos como Solé (1998), Geraldi (2006), Cagliari (1996), dentre outros que discutem a respeito da importância da leitura como prática social para a formação de leitores. Os resultados alcançados com a pesquisa em questão apontam que a leitura, quando incentivada na sala de aula, desempenha funções e objetivos que propiciam as condições, meio indispensáveis para qualquer aluno, independente do nível de escolaridade, mas, principalmente, nas séries iniciais e dessa possam adquirir o hábito de ler, para que assim possam conduzir, de forma efetiva e crítica, seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA" "palavra_chave" => "Leitura, Práticas pedagógicas, Práticas pedagógicas, Práticas sociais" "idioma" => "Português" "arquivo" => "fefc337b7c01f3dc42b8a47dcd3553e7_2458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PIRES" "autor_nome_curto" => "MARIA PIRES" "autor_email" => "margelical@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 409 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 730 "inscrito_id" => 2458 "titulo" => "LEITURA EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DAS PRÁTICAS SOCIAIS" "resumo" => "Resumo: Os estudos que tratam acerca das questões relativas à formação de leitores têm apontado para a necessidade de os alunos vivenciarem experiências ligadas ao exercício da leitura no período da sua escolaridade básica, ou seja, é cada vez mais evidente a necessidade de fazer dessa prática uma atividade cotidiana na escola e nos demais espaços. Mediante isso, objetivamos, neste trabalho, apresentar resultados de uma pesquisa bibliográfica a respeito de como, efetivamente, o professor pode contribuir com o desenvolvimento de alunos leitores a partir das atividades realizadas na escola e os impactos dessa aprendizagem para o desenvolvimento de práticas sociais. Esse estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica a partir de teóricos como Solé (1998), Geraldi (2006), Cagliari (1996), dentre outros que discutem a respeito da importância da leitura como prática social para a formação de leitores. Os resultados alcançados com a pesquisa em questão apontam que a leitura, quando incentivada na sala de aula, desempenha funções e objetivos que propiciam as condições, meio indispensáveis para qualquer aluno, independente do nível de escolaridade, mas, principalmente, nas séries iniciais e dessa possam adquirir o hábito de ler, para que assim possam conduzir, de forma efetiva e crítica, seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA" "palavra_chave" => "Leitura, Práticas pedagógicas, Práticas pedagógicas, Práticas sociais" "idioma" => "Português" "arquivo" => "fefc337b7c01f3dc42b8a47dcd3553e7_2458.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PIRES" "autor_nome_curto" => "MARIA PIRES" "autor_email" => "margelical@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }