LIMA, Jurandir Gonçalves. . Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/331>. Acesso em: 22/11/2024 00:29
RESUMOA produção do conhecimento historiográfico se “dilatou” sobremaneira diante do advento da “nova história”, sobretudo pelo fato desta ter ampliado densamente a noção de fato, de fonte e de sujeito histórico. No campo da história da educação ainda temos encontrado algumas dificuldades na produção de escritos nesta área. Parte dessa dificuldade reside no acesso a acervo de documentos que possam representar fontes para a elaboração destas pesquisas. Levando-se em consideração as dificuldades epistemológicas de levar o/a discente de cursos de graduação na modalidade licenciatura a compreender os objetivos teóricos e metodológicos da/na disciplina História da Educação no currículo do curso de Pedagogia, este trabalho se propõe, de forma prática, a levar o graduando à construção de histórias e memórias de vida escolar a partir de narrativas autobiográficas. Neste contexto reflexivo, o/a graduando/a não só escreve a sua história de vida escolar, mas acaba produzindo reflexões que “positivam” seu processo formativo inicial, assim como também, contribuem na construção de fontes historiográficas (iconográficas e hemerográfica). Tendo seu caráter eminentemente prático, este trabalho objetivou levar o/a discente do curso de pedagogia, na disciplina História da Educação a perceber na prática, os elementos de ordem epistêmica (teórico/metodológica) na construção de fontes/documentos e de narrativas históricas na área educacional. Metodologicamente, a proposta materializou-se na produção de escritos a partir de “fragmentos de memória” de vida educacional do/a discente levando-se em consideração a sua vida educacional, desde a pré-escola até o ambiente acadêmico, incluindo-se aí as suas experiências como professor “leigo” e a sua experiência no curso de formação superior em pedagogia através do PARFOR-UFPI.