“ENLINHAVANDO CLIO E PAIDÉIA”: TECENDO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DO/A GRADUANDO/A EM PEDAGOGIA/PARFOR-UFPI ATRAVÉS DE MEMORIAL DE VIDA ESCOLAR
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 331 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 797 "inscrito_id" => 967 "titulo" => "“ENLINHAVANDO CLIO E PAIDÉIA”: TECENDO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DO/A GRADUANDO/A EM PEDAGOGIA/PARFOR-UFPI ATRAVÉS DE MEMORIAL DE VIDA ESCOLAR" "resumo" => "RESUMOA produção do conhecimento historiográfico se “dilatou” sobremaneira diante do advento da “nova história”, sobretudo pelo fato desta ter ampliado densamente a noção de fato, de fonte e de sujeito histórico. No campo da história da educação ainda temos encontrado algumas dificuldades na produção de escritos nesta área. Parte dessa dificuldade reside no acesso a acervo de documentos que possam representar fontes para a elaboração destas pesquisas. Levando-se em consideração as dificuldades epistemológicas de levar o/a discente de cursos de graduação na modalidade licenciatura a compreender os objetivos teóricos e metodológicos da/na disciplina História da Educação no currículo do curso de Pedagogia, este trabalho se propõe, de forma prática, a levar o graduando à construção de histórias e memórias de vida escolar a partir de narrativas autobiográficas. Neste contexto reflexivo, o/a graduando/a não só escreve a sua história de vida escolar, mas acaba produzindo reflexões que “positivam” seu processo formativo inicial, assim como também, contribuem na construção de fontes historiográficas (iconográficas e hemerográfica). Tendo seu caráter eminentemente prático, este trabalho objetivou levar o/a discente do curso de pedagogia, na disciplina História da Educação a perceber na prática, os elementos de ordem epistêmica (teórico/metodológica) na construção de fontes/documentos e de narrativas históricas na área educacional. Metodologicamente, a proposta materializou-se na produção de escritos a partir de “fragmentos de memória” de vida educacional do/a discente levando-se em consideração a sua vida educacional, desde a pré-escola até o ambiente acadêmico, incluindo-se aí as suas experiências como professor “leigo” e a sua experiência no curso de formação superior em pedagogia através do PARFOR-UFPI." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "História da educação, História e memória, Memorial de vida escolar" "idioma" => "Português" "arquivo" => "37e26cc0a130e3d598bd658ae7ceddfe_967.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JURANDIR GONÇALVES LIMA" "autor_nome_curto" => "JURANDIR LIMA" "autor_email" => "jurandirlima@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 331 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 797 "inscrito_id" => 967 "titulo" => "“ENLINHAVANDO CLIO E PAIDÉIA”: TECENDO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DO/A GRADUANDO/A EM PEDAGOGIA/PARFOR-UFPI ATRAVÉS DE MEMORIAL DE VIDA ESCOLAR" "resumo" => "RESUMOA produção do conhecimento historiográfico se “dilatou” sobremaneira diante do advento da “nova história”, sobretudo pelo fato desta ter ampliado densamente a noção de fato, de fonte e de sujeito histórico. No campo da história da educação ainda temos encontrado algumas dificuldades na produção de escritos nesta área. Parte dessa dificuldade reside no acesso a acervo de documentos que possam representar fontes para a elaboração destas pesquisas. Levando-se em consideração as dificuldades epistemológicas de levar o/a discente de cursos de graduação na modalidade licenciatura a compreender os objetivos teóricos e metodológicos da/na disciplina História da Educação no currículo do curso de Pedagogia, este trabalho se propõe, de forma prática, a levar o graduando à construção de histórias e memórias de vida escolar a partir de narrativas autobiográficas. Neste contexto reflexivo, o/a graduando/a não só escreve a sua história de vida escolar, mas acaba produzindo reflexões que “positivam” seu processo formativo inicial, assim como também, contribuem na construção de fontes historiográficas (iconográficas e hemerográfica). Tendo seu caráter eminentemente prático, este trabalho objetivou levar o/a discente do curso de pedagogia, na disciplina História da Educação a perceber na prática, os elementos de ordem epistêmica (teórico/metodológica) na construção de fontes/documentos e de narrativas históricas na área educacional. Metodologicamente, a proposta materializou-se na produção de escritos a partir de “fragmentos de memória” de vida educacional do/a discente levando-se em consideração a sua vida educacional, desde a pré-escola até o ambiente acadêmico, incluindo-se aí as suas experiências como professor “leigo” e a sua experiência no curso de formação superior em pedagogia através do PARFOR-UFPI." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "História da educação, História e memória, Memorial de vida escolar" "idioma" => "Português" "arquivo" => "37e26cc0a130e3d598bd658ae7ceddfe_967.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JURANDIR GONÇALVES LIMA" "autor_nome_curto" => "JURANDIR LIMA" "autor_email" => "jurandirlima@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }