O presente texto foi construído a partir do estudo de parte do referencial teórico utilizado como embasamento de hipóteses a serem desconstruídas ou afirmadas por meio da pesquisa científica realizada sobre a formação de professores em serviço, assunto o qual faz-se presente na realidade vivenciada em grande parte das instituições públicas de ensino do nosso país, nação que observa atualmente a educação como método de alcançar seus objetivos de crescimento e desenvolvimento financeiro. Pouco contemplando as necessidades e/ou particulares dos contextos nos quais os educadores que necessitam de formação adequada a sua ação profissional se encontram inseridos, assim projetando políticas algumas vezes ineficazes e incapazes de refletir sobre a práxis e a vivência diária das comunidades que compõem o Brasil. Utilizarei em paralelo às teorias dos pensadores como: Karl Marx, Wood, Thompson, Paulo Freire, entre outros, que pude constatar com a realização de estudos e pesquisas até o momento, sobre a orientação da Profª Msc. Ivana de Oliveira Gomes e Silva, cujo título do projeto de pesquisa é: “Educação do campo, formação específica e semiformação: entre o particular e o universal e os desafios da formação cultural no campo”, na qual o título do plano de trabalho é: “Formação e práticas pedagógicas nas escolas rurais: práxis, razão e história”.