A identidade docente é construída ao longo de toda a vida profissional a partir dos valores, saberes e experiências compartilhadas coletivamente nos diversos espaços de vivência pessoal e profissional. O objetivo principal desse estudo é investigar se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), através da inserção dos bolsistas no mundo da docência, tem contribuído para a construção da identidade profissional docente e de que forma tem fortalecido ou fragilizado, o desejo de ser professor (a). Participaram da investigação 13 bolsistas do programa, graduandas do curso de Pedagogia da FAFIDAM, que estão em processo de formação inicial, cursando diferentes semestres e participam do referido programa desde julho de 2011. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, seguido de uma investigação em campo para a qual se recorreu à análise dos relatórios de atividades construídos pelas bolsistas e a aplicação de um questionário, constituído de questões abertas pertinentes aos aspectos investigados. A análise dos resultados revela que, para as bolsistas entrevistadas, as atividades desenvolvidas através do Pibid têm sido de fundamental importância para a formação e para a construção da identidade profissional docente; na maioria dos casos fortalecendo o desejo de ser professora, e em alguns, reafirmando as dúvidas e incertezas.