As expressões resumitivas, no âmbito do encapsulamento anafórico e da construção de sentido, são um recurso coesivo constituído por um sintagma nominal (demonstrativo e um nome núcleo) que sinaliza a retomada de uma porção textual anteriormente descrita (CONTE,2003) e, ao mesmo tempo, essas expressões podem funcionar como uma poderosa estratégia textual de construção de sentidos e progressão temática. Nesta pesquisa, consideramos a paráfrase um recurso textual indicador de objetividade e imparcialidade no texto científico, e a sinonímia um recurso de textualização indicador de subjetividade e parcialidade no texto científico (MELO, 2008), estudada como um fenômeno de equivalência de sentido construído a partir de inferências sociocognitivas que apresentam pontos de vista do autor/produtor do texto em relação à parte de texto anaforizada. A partir desta perspectiva, são analisados artigos científicos selecionados de revistas e anais de divulgação pública e científica on-line, das áreas de exatas (física, matemática e química) e de humanas (pedagogia, letras e jornalismo). A pesquisa é essencialmente de caráter analítico-qualitativo cujos dados analisados e quantificados descrevem o comportamento das expressões resumitivas ao exercerem um papel norteador para a construção de sentidos socialmente situados, criando-se, com isso, pontos de argumentação e manipulação da argumentação nos textos. Os resultados apontam usos de objetividade e subjetividade em todas as áreas investigadas, variando os percentuais, o que indica uma performance de escrita científica que não segue, à risca, as exigências da objetividade da linguagem em artigos científicos.