Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

MULHERES EM COOPERAÇÃO: INCLUSÃO EDUCACIONAL, ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL DE IDOSAS NA BAIXADA FLUMINENSE (RJ)

Palavra-chaves: MULHERES IDOSAS, INCLUSÃO SOCIAL, BAIXADA FLUMINENSE (RJ) Relato de Experiência (RE) ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31494
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 733
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => "MULHERES EM COOPERAÇÃO: INCLUSÃO EDUCACIONAL, ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL DE IDOSAS NA BAIXADA FLUMINENSE (RJ)"
    "resumo" => "O objetivo deste resumo consiste em relatar ações de um projeto de extensão realizado com mulheres idosas, da comunidade externa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), com vistas à promoção da igualdade de gênero. O projeto, inicialmente, foi construído para atender, sobretudo, às alunas com mais de 60 anos do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do campus Nilópolis, do IFRJ, no entanto, posteriormente, foi ampliado para atender às mulheres idosas da comunidade do entorno que desejassem participar. Relatos orais e escritos produzidos pelas alunas do MSI permitiram o diagnóstico das necessidades destas estudantes, que optaram por retornar às salas de aula no curso noturno da modalidade PROEJA: particularidades que não são contempladas, em sua totalidade, pelo currículo do curso em que estão matriculadas. Deste modo, elaboramos a proposta do curso de extensão voltado para atender às demandas das mulheres idosas da comunidade externa. Verificamos que muitas das mulheres ao ingressarem no curso MSI não sabiam exatamente o que significava o curso e buscavam a Instituição como meio para a (re)inserção social. Com o apoio dos estudantes bolsistas, realizamos oficinas periódicas de sensibilização, usando a escuta e as trocas de experiências, em rodas de conversa, cine clube debate, encontros para discutir leituras, cursos de trocas de experiências com artesanato e empreendedorismo, cursos de línguas estrangeiras, dentre outros, com o objetivo de empoderar essas mulheres com mais de 60 anos, que veem na Instituição um espaço de troca e socialização com outras mulheres. Entendemos, assim, que a importância do projeto de extensão se dá no sentido de fornecer às cursistas ações que não sejam contempladas no currículo de um curso médio técnico e que lhes garantam a reinserção social, a auto-estima, a economia criativa e o empoderamento, para que possam ser cidadãs ativas de direito e terem a garantia da igualdade de gênero."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA"
    "palavra_chave" => "MULHERES IDOSAS, INCLUSÃO SOCIAL, BAIXADA FLUMINENSE (RJ)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD3_SA14_ID1205_13082017224337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOARES FIALHO DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE FIALHO"
    "autor_email" => "viviane.araujo@ifrj.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31494
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 733
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => "MULHERES EM COOPERAÇÃO: INCLUSÃO EDUCACIONAL, ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL DE IDOSAS NA BAIXADA FLUMINENSE (RJ)"
    "resumo" => "O objetivo deste resumo consiste em relatar ações de um projeto de extensão realizado com mulheres idosas, da comunidade externa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), com vistas à promoção da igualdade de gênero. O projeto, inicialmente, foi construído para atender, sobretudo, às alunas com mais de 60 anos do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do campus Nilópolis, do IFRJ, no entanto, posteriormente, foi ampliado para atender às mulheres idosas da comunidade do entorno que desejassem participar. Relatos orais e escritos produzidos pelas alunas do MSI permitiram o diagnóstico das necessidades destas estudantes, que optaram por retornar às salas de aula no curso noturno da modalidade PROEJA: particularidades que não são contempladas, em sua totalidade, pelo currículo do curso em que estão matriculadas. Deste modo, elaboramos a proposta do curso de extensão voltado para atender às demandas das mulheres idosas da comunidade externa. Verificamos que muitas das mulheres ao ingressarem no curso MSI não sabiam exatamente o que significava o curso e buscavam a Instituição como meio para a (re)inserção social. Com o apoio dos estudantes bolsistas, realizamos oficinas periódicas de sensibilização, usando a escuta e as trocas de experiências, em rodas de conversa, cine clube debate, encontros para discutir leituras, cursos de trocas de experiências com artesanato e empreendedorismo, cursos de línguas estrangeiras, dentre outros, com o objetivo de empoderar essas mulheres com mais de 60 anos, que veem na Instituição um espaço de troca e socialização com outras mulheres. Entendemos, assim, que a importância do projeto de extensão se dá no sentido de fornecer às cursistas ações que não sejam contempladas no currículo de um curso médio técnico e que lhes garantam a reinserção social, a auto-estima, a economia criativa e o empoderamento, para que possam ser cidadãs ativas de direito e terem a garantia da igualdade de gênero."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA"
    "palavra_chave" => "MULHERES IDOSAS, INCLUSÃO SOCIAL, BAIXADA FLUMINENSE (RJ)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD3_SA14_ID1205_13082017224337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOARES FIALHO DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE FIALHO"
    "autor_email" => "viviane.araujo@ifrj.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

O objetivo deste resumo consiste em relatar ações de um projeto de extensão realizado com mulheres idosas, da comunidade externa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), com vistas à promoção da igualdade de gênero. O projeto, inicialmente, foi construído para atender, sobretudo, às alunas com mais de 60 anos do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do campus Nilópolis, do IFRJ, no entanto, posteriormente, foi ampliado para atender às mulheres idosas da comunidade do entorno que desejassem participar. Relatos orais e escritos produzidos pelas alunas do MSI permitiram o diagnóstico das necessidades destas estudantes, que optaram por retornar às salas de aula no curso noturno da modalidade PROEJA: particularidades que não são contempladas, em sua totalidade, pelo currículo do curso em que estão matriculadas. Deste modo, elaboramos a proposta do curso de extensão voltado para atender às demandas das mulheres idosas da comunidade externa. Verificamos que muitas das mulheres ao ingressarem no curso MSI não sabiam exatamente o que significava o curso e buscavam a Instituição como meio para a (re)inserção social. Com o apoio dos estudantes bolsistas, realizamos oficinas periódicas de sensibilização, usando a escuta e as trocas de experiências, em rodas de conversa, cine clube debate, encontros para discutir leituras, cursos de trocas de experiências com artesanato e empreendedorismo, cursos de línguas estrangeiras, dentre outros, com o objetivo de empoderar essas mulheres com mais de 60 anos, que veem na Instituição um espaço de troca e socialização com outras mulheres. Entendemos, assim, que a importância do projeto de extensão se dá no sentido de fornecer às cursistas ações que não sejam contempladas no currículo de um curso médio técnico e que lhes garantam a reinserção social, a auto-estima, a economia criativa e o empoderamento, para que possam ser cidadãs ativas de direito e terem a garantia da igualdade de gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.