O objetivo deste resumo consiste em relatar ações de um projeto de extensão realizado com mulheres idosas, da comunidade externa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), com vistas à promoção da igualdade de gênero. O projeto, inicialmente, foi construído para atender, sobretudo, às alunas com mais de 60 anos do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do campus Nilópolis, do IFRJ, no entanto, posteriormente, foi ampliado para atender às mulheres idosas da comunidade do entorno que desejassem participar. Relatos orais e escritos produzidos pelas alunas do MSI permitiram o diagnóstico das necessidades destas estudantes, que optaram por retornar às salas de aula no curso noturno da modalidade PROEJA: particularidades que não são contempladas, em sua totalidade, pelo currículo do curso em que estão matriculadas. Deste modo, elaboramos a proposta do curso de extensão voltado para atender às demandas das mulheres idosas da comunidade externa. Verificamos que muitas das mulheres ao ingressarem no curso MSI não sabiam exatamente o que significava o curso e buscavam a Instituição como meio para a (re)inserção social. Com o apoio dos estudantes bolsistas, realizamos oficinas periódicas de sensibilização, usando a escuta e as trocas de experiências, em rodas de conversa, cine clube debate, encontros para discutir leituras, cursos de trocas de experiências com artesanato e empreendedorismo, cursos de línguas estrangeiras, dentre outros, com o objetivo de empoderar essas mulheres com mais de 60 anos, que veem na Instituição um espaço de troca e socialização com outras mulheres. Entendemos, assim, que a importância do projeto de extensão se dá no sentido de fornecer às cursistas ações que não sejam contempladas no currículo de um curso médio técnico e que lhes garantam a reinserção social, a auto-estima, a economia criativa e o empoderamento, para que possam ser cidadãs ativas de direito e terem a garantia da igualdade de gênero.