Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

MULHERES EM COOPERAÇÃO: INCLUSÃO EDUCACIONAL, ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL DE IDOSAS NA BAIXADA FLUMINENSE (RJ)

Palavra-chaves: MULHERES IDOSAS, INCLUSÃO SOCIAL, BAIXADA FLUMINENSE (RJ) Relato de Experiência (RE) ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
0 of 0
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31494 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 1205 "titulo" => "MULHERES EM COOPERAÇÃO: INCLUSÃO EDUCACIONAL, ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL DE IDOSAS NA BAIXADA FLUMINENSE (RJ)" "resumo" => "O objetivo deste resumo consiste em relatar ações de um projeto de extensão realizado com mulheres idosas, da comunidade externa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), com vistas à promoção da igualdade de gênero. O projeto, inicialmente, foi construído para atender, sobretudo, às alunas com mais de 60 anos do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do campus Nilópolis, do IFRJ, no entanto, posteriormente, foi ampliado para atender às mulheres idosas da comunidade do entorno que desejassem participar. Relatos orais e escritos produzidos pelas alunas do MSI permitiram o diagnóstico das necessidades destas estudantes, que optaram por retornar às salas de aula no curso noturno da modalidade PROEJA: particularidades que não são contempladas, em sua totalidade, pelo currículo do curso em que estão matriculadas. Deste modo, elaboramos a proposta do curso de extensão voltado para atender às demandas das mulheres idosas da comunidade externa. Verificamos que muitas das mulheres ao ingressarem no curso MSI não sabiam exatamente o que significava o curso e buscavam a Instituição como meio para a (re)inserção social. Com o apoio dos estudantes bolsistas, realizamos oficinas periódicas de sensibilização, usando a escuta e as trocas de experiências, em rodas de conversa, cine clube debate, encontros para discutir leituras, cursos de trocas de experiências com artesanato e empreendedorismo, cursos de línguas estrangeiras, dentre outros, com o objetivo de empoderar essas mulheres com mais de 60 anos, que veem na Instituição um espaço de troca e socialização com outras mulheres. Entendemos, assim, que a importância do projeto de extensão se dá no sentido de fornecer às cursistas ações que não sejam contempladas no currículo de um curso médio técnico e que lhes garantam a reinserção social, a auto-estima, a economia criativa e o empoderamento, para que possam ser cidadãs ativas de direito e terem a garantia da igualdade de gênero.O objetivo deste resumo consiste em relatar ações de um projeto de extensão realizado com mulheres idosas, da comunidade externa, do Instituto Federal de Educaç" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA" "palavra_chave" => "MULHERES IDOSAS, INCLUSÃO SOCIAL, BAIXADA FLUMINENSE (RJ)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD3_SA14_ID1205_13082017224337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SOARES FIALHO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "VIVIANE FIALHO" "autor_email" => "viviane.araujo@ifrj.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31494 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 1205 "titulo" => "MULHERES EM COOPERAÇÃO: INCLUSÃO EDUCACIONAL, ECONÔMICA, SOCIAL E CULTURAL DE IDOSAS NA BAIXADA FLUMINENSE (RJ)" "resumo" => "O objetivo deste resumo consiste em relatar ações de um projeto de extensão realizado com mulheres idosas, da comunidade externa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), com vistas à promoção da igualdade de gênero. O projeto, inicialmente, foi construído para atender, sobretudo, às alunas com mais de 60 anos do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do campus Nilópolis, do IFRJ, no entanto, posteriormente, foi ampliado para atender às mulheres idosas da comunidade do entorno que desejassem participar. Relatos orais e escritos produzidos pelas alunas do MSI permitiram o diagnóstico das necessidades destas estudantes, que optaram por retornar às salas de aula no curso noturno da modalidade PROEJA: particularidades que não são contempladas, em sua totalidade, pelo currículo do curso em que estão matriculadas. Deste modo, elaboramos a proposta do curso de extensão voltado para atender às demandas das mulheres idosas da comunidade externa. Verificamos que muitas das mulheres ao ingressarem no curso MSI não sabiam exatamente o que significava o curso e buscavam a Instituição como meio para a (re)inserção social. Com o apoio dos estudantes bolsistas, realizamos oficinas periódicas de sensibilização, usando a escuta e as trocas de experiências, em rodas de conversa, cine clube debate, encontros para discutir leituras, cursos de trocas de experiências com artesanato e empreendedorismo, cursos de línguas estrangeiras, dentre outros, com o objetivo de empoderar essas mulheres com mais de 60 anos, que veem na Instituição um espaço de troca e socialização com outras mulheres. Entendemos, assim, que a importância do projeto de extensão se dá no sentido de fornecer às cursistas ações que não sejam contempladas no currículo de um curso médio técnico e que lhes garantam a reinserção social, a auto-estima, a economia criativa e o empoderamento, para que possam ser cidadãs ativas de direito e terem a garantia da igualdade de gênero.O objetivo deste resumo consiste em relatar ações de um projeto de extensão realizado com mulheres idosas, da comunidade externa, do Instituto Federal de Educaç" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA" "palavra_chave" => "MULHERES IDOSAS, INCLUSÃO SOCIAL, BAIXADA FLUMINENSE (RJ)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD3_SA14_ID1205_13082017224337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SOARES FIALHO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "VIVIANE FIALHO" "autor_email" => "viviane.araujo@ifrj.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

O objetivo deste resumo consiste em relatar ações de um projeto de extensão realizado com mulheres idosas, da comunidade externa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), com vistas à promoção da igualdade de gênero. O projeto, inicialmente, foi construído para atender, sobretudo, às alunas com mais de 60 anos do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do campus Nilópolis, do IFRJ, no entanto, posteriormente, foi ampliado para atender às mulheres idosas da comunidade do entorno que desejassem participar. Relatos orais e escritos produzidos pelas alunas do MSI permitiram o diagnóstico das necessidades destas estudantes, que optaram por retornar às salas de aula no curso noturno da modalidade PROEJA: particularidades que não são contempladas, em sua totalidade, pelo currículo do curso em que estão matriculadas. Deste modo, elaboramos a proposta do curso de extensão voltado para atender às demandas das mulheres idosas da comunidade externa. Verificamos que muitas das mulheres ao ingressarem no curso MSI não sabiam exatamente o que significava o curso e buscavam a Instituição como meio para a (re)inserção social. Com o apoio dos estudantes bolsistas, realizamos oficinas periódicas de sensibilização, usando a escuta e as trocas de experiências, em rodas de conversa, cine clube debate, encontros para discutir leituras, cursos de trocas de experiências com artesanato e empreendedorismo, cursos de línguas estrangeiras, dentre outros, com o objetivo de empoderar essas mulheres com mais de 60 anos, que veem na Instituição um espaço de troca e socialização com outras mulheres. Entendemos, assim, que a importância do projeto de extensão se dá no sentido de fornecer às cursistas ações que não sejam contempladas no currículo de um curso médio técnico e que lhes garantam a reinserção social, a auto-estima, a economia criativa e o empoderamento, para que possam ser cidadãs ativas de direito e terem a garantia da igualdade de gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.