Resumo
Este trabalho faz parte do Projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC/UERN e está vinculado à linha de pesquisa Estudo dos processos de produção identitária de modos de subjetivação na contemporaneidade, do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – GEDUERN. Trata-se de uma investigação que problematiza tanto a questão de gênero como da sexualidade humana no âmbito escolar, na observação de como vem sendo conduzida a “Orientação Sexual” na escola. Assim, questiona qual seria o papel desejável dessa instituição perante essa temática inquietante e complexa, que nos tempos atuais, cada vez mais tem sido convocada a enfrentar as transformações das práticas sexuais e dos relacionamentos de gêneros. Esta pesquisa se insere numa perspectiva discursiva e está embasada nos PCNs – Temas transversais e Cadernos SECAD, nas contribuições de Foucault (2005, 2011), de Louro (1999; 2004) e de pesquisadores da área educacional, como Sayão (1997), Batista (2008) e Santos (2007). Na condução deste trabalho, observou-se a atuação de professores/supervisores de escolas de Mossoró-RN, participantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, que estão desenvolvendo projetos sobre minorias sociais, nos quais foi abordada a questão da homofobia, igualdade de gênero, violência contra a mulher, entre outras temáticas. Tal iniciativa exerce uma ação integradora das experiências vividas pelo aluno e auxilia, portanto, no trabalho de Orientação sexual, levando, pois, a escola a cumprir o seu papel de ampliar o conhecimento em direção à diversidade de valores existentes na sociedade.