O presente trabalho tem como objeto compartilhar a experiência obtida na cidade de Bogotá (Colômbia), junto a uma fundação que abrigava crianças e adolescentes retiradas das famílias por situações de violências. O projeto ocorreu em junho, julho e agosto de 2016, sendo caracterizado por trabalhar direitos humanos. A ideia de se refletir acerca dos direitos humanos é muito ampla e gera uma gama de possibilidades de atuação. Nesse sentido, buscou-se arquitetar espaços que discutissem assuntos que estão enlaçados nesse campo e permitir que cada sujeito fosse construindo, no seu tempo e espaço, o conceito de direitos humanos. A partir disso, foi direcionada a constituição de aulas cujas temáticas estivessem entrelaçadas aos direitos humanos, a saber: soberania alimentar, desigualdade social, violências, as contribuições da educação para a liberdade e do povo latino-americano, sustentabilidade e igualdade de gênero, por meio de dispositivos diversos. Ao final do aprendizado, realizou-se um estudo sobre a história dos direitos humanos e a aglomeração de todos os objetos compartilhados e sua relação com a área dos Direitos Humanos. O projeto oportunizou aos participantes a construção do conhecimento acerca dos direitos humanos e, também, sobre a desigualdade de gênero vigente na sociedade. Por conseguinte, aqui nos focaremos nos espaços que examinaram a questão de gênero.