O trabalho realizado com o tema Educação Sexual nas escolas públicas atualmente encontra-se fundamentado por várias perspectivas que compreendem o aluno como um sujeito visto na sua individualidade e nas diferentes concepções de mundo que o mesmo traz para o ambiente escolar, fazendo com que se repense em quais estratégias deve se colocar à disposição de uma proposta pedagógica de qualidade. Esse é um grande desafio neste momento histórico e político da educação pública. Assim, o presente artigo busca refletir sobre as várias possibilidades da escola, onde ocorre o saber sistematizado, através de estratégias de ensino que possam ser usadas no trabalho pedagógico voltado para a Educação Sexual. A metodologia presente neste trabalho é uma revisão integrativa de literatura, utilizando como referência, artigos publicados no período de 2019 a 2015, que tratam da referida temática. Na perspectiva de enriquecer as reflexões acerca de como a escola pode trabalhar de forma satisfatória com esse tema, bem como qual a melhor maneira do aluno obter os conhecimentos necessários sobre si mesmo, e sobre sua sexualidade no ambiente escolar, e possibilitando sintetizar múltiplos conhecimentos sobre o assunto abordado. Enquanto resultado fica claro a importância do papel do professor como agente facilitador da aprendizagem, enfatizando a ideia de que uma atuação profissional responsável, e através de uma abordagem correta é um fator imprescindível para um conhecimento adquirido de forma significativa.