Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

“SE VOCÊ PEGAR NO MEU PERU DE NOVO, EU VOU LHE DAR UM SOCO NA CARA!”: MORAL, VERDADE E ÉTICA NAS CONSTRUÇÕES DAS HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS NO CONTEXTO ESCOLAR.

Palavra-chaves: MORAL, VERDADE, ÉTICA, HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS, HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS Comunicação Oral (CO) ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?
0 of 0
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30799 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 785 "titulo" => "“SE VOCÊ PEGAR NO MEU PERU DE NOVO, EU VOU LHE DAR UM SOCO NA CARA!”: MORAL, VERDADE E ÉTICA NAS CONSTRUÇÕES DAS HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS NO CONTEXTO ESCOLAR.“SE VOCÊ PEGAR NO MEU PERU DE NOVO, EU VOU LHE DAR UM SOCO NA CARA!”: MORAL, VERDADE E ÉTICA NAS CONSTRUÇÕES DAS HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS NO CONTEXTO ESCOLA" "resumo" => "Nesse trabalho propomos pensar a ação das escolas e o que acontece no seu interior como vinculada a modos de subjetivação, ou seja, diretamente implicada na transformação dos indivíduos em sujeitos. Especificamente estamos interessados nas constituições dos sujeitos homossexuais no espaço escolar. Este texto que é parte de uma pesquisa mais abrangente, realizada entre 2015-2016, em uma escola pública de Aracaju/SE, que tinha como objetivo principal analisar os funcionamentos e as atuações das normas de gênero e os discursos heteronormativos na escola. Para isso foi tomado como procedimento investigativo o trabalho com entrevistas abertas. Estabelecemos aqui um recorte a partir de uma história narrada na pesquisa e que tem como foco as relações de confronto e negociação envolvendo um aluno assumidamente homossexual e sua turma de escola. Mais do que isso queremos tomar a ação da professora, com suas dúvidas, inquietações, surpresas e responsabilidades a partir do encontro com o ocorrido na escola e seus desdobramentos. Estavam em jogo a relação do que pode e o que não pode, o domínio e pertença do corpo, os juízos de valor em torno das sexualidades, as relações entre os saberes escolares, familiares e religiosos, que serão tomados como pontos de análise a partir da relação entre moral, verdade e ética nos modos de subjetivação.Nesse trabalho propomos pensar a ação das escolas e o que acontece no seu interior como vinculada a modos de subjetivação, ou seja, diretamente implicada na tra" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?" "palavra_chave" => "MORAL, VERDADE, ÉTICA, HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS, HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID785_19062017122238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANILO OLIVEIRA" "autor_email" => "danilodinamarques@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30799 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 785 "titulo" => "“SE VOCÊ PEGAR NO MEU PERU DE NOVO, EU VOU LHE DAR UM SOCO NA CARA!”: MORAL, VERDADE E ÉTICA NAS CONSTRUÇÕES DAS HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS NO CONTEXTO ESCOLAR.“SE VOCÊ PEGAR NO MEU PERU DE NOVO, EU VOU LHE DAR UM SOCO NA CARA!”: MORAL, VERDADE E ÉTICA NAS CONSTRUÇÕES DAS HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS NO CONTEXTO ESCOLA" "resumo" => "Nesse trabalho propomos pensar a ação das escolas e o que acontece no seu interior como vinculada a modos de subjetivação, ou seja, diretamente implicada na transformação dos indivíduos em sujeitos. Especificamente estamos interessados nas constituições dos sujeitos homossexuais no espaço escolar. Este texto que é parte de uma pesquisa mais abrangente, realizada entre 2015-2016, em uma escola pública de Aracaju/SE, que tinha como objetivo principal analisar os funcionamentos e as atuações das normas de gênero e os discursos heteronormativos na escola. Para isso foi tomado como procedimento investigativo o trabalho com entrevistas abertas. Estabelecemos aqui um recorte a partir de uma história narrada na pesquisa e que tem como foco as relações de confronto e negociação envolvendo um aluno assumidamente homossexual e sua turma de escola. Mais do que isso queremos tomar a ação da professora, com suas dúvidas, inquietações, surpresas e responsabilidades a partir do encontro com o ocorrido na escola e seus desdobramentos. Estavam em jogo a relação do que pode e o que não pode, o domínio e pertença do corpo, os juízos de valor em torno das sexualidades, as relações entre os saberes escolares, familiares e religiosos, que serão tomados como pontos de análise a partir da relação entre moral, verdade e ética nos modos de subjetivação.Nesse trabalho propomos pensar a ação das escolas e o que acontece no seu interior como vinculada a modos de subjetivação, ou seja, diretamente implicada na tra" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?" "palavra_chave" => "MORAL, VERDADE, ÉTICA, HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS, HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID785_19062017122238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DANILO OLIVEIRA" "autor_email" => "danilodinamarques@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Nesse trabalho propomos pensar a ação das escolas e o que acontece no seu interior como vinculada a modos de subjetivação, ou seja, diretamente implicada na transformação dos indivíduos em sujeitos. Especificamente estamos interessados nas constituições dos sujeitos homossexuais no espaço escolar. Este texto que é parte de uma pesquisa mais abrangente, realizada entre 2015-2016, em uma escola pública de Aracaju/SE, que tinha como objetivo principal analisar os funcionamentos e as atuações das normas de gênero e os discursos heteronormativos na escola. Para isso foi tomado como procedimento investigativo o trabalho com entrevistas abertas. Estabelecemos aqui um recorte a partir de uma história narrada na pesquisa e que tem como foco as relações de confronto e negociação envolvendo um aluno assumidamente homossexual e sua turma de escola. Mais do que isso queremos tomar a ação da professora, com suas dúvidas, inquietações, surpresas e responsabilidades a partir do encontro com o ocorrido na escola e seus desdobramentos. Estavam em jogo a relação do que pode e o que não pode, o domínio e pertença do corpo, os juízos de valor em torno das sexualidades, as relações entre os saberes escolares, familiares e religiosos, que serão tomados como pontos de análise a partir da relação entre moral, verdade e ética nos modos de subjetivação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.