OLIVEIRA, Danilo Araujo De et al.. . Anais V ENLAÇANDO... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30799>. Acesso em: 07/11/2024 17:05
Nesse trabalho propomos pensar a ação das escolas e o que acontece no seu interior como vinculada a modos de subjetivação, ou seja, diretamente implicada na transformação dos indivíduos em sujeitos. Especificamente estamos interessados nas constituições dos sujeitos homossexuais no espaço escolar. Este texto que é parte de uma pesquisa mais abrangente, realizada entre 2015-2016, em uma escola pública de Aracaju/SE, que tinha como objetivo principal analisar os funcionamentos e as atuações das normas de gênero e os discursos heteronormativos na escola. Para isso foi tomado como procedimento investigativo o trabalho com entrevistas abertas. Estabelecemos aqui um recorte a partir de uma história narrada na pesquisa e que tem como foco as relações de confronto e negociação envolvendo um aluno assumidamente homossexual e sua turma de escola. Mais do que isso queremos tomar a ação da professora, com suas dúvidas, inquietações, surpresas e responsabilidades a partir do encontro com o ocorrido na escola e seus desdobramentos. Estavam em jogo a relação do que pode e o que não pode, o domínio e pertença do corpo, os juízos de valor em torno das sexualidades, as relações entre os saberes escolares, familiares e religiosos, que serão tomados como pontos de análise a partir da relação entre moral, verdade e ética nos modos de subjetivação.