Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

RETOMADA DOS ESTUDOS E LUGARES SOCIAIS OCUPADOS POR MULHERES: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA

Palavra-chaves: PROEJA, MULHERES, ANÁLISE DO DISCURSO (AD) Comunicação Oral (CO) ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31510
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 720
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => "RETOMADA DOS ESTUDOS E LUGARES SOCIAIS OCUPADOS POR MULHERES: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA"
    "resumo" => "O presente artigo traz alguns resultados da análise dos relatos das histórias de vida e dos desafios enfrentados por mulheres que retomaram seus estudos, após anos de afastamento do ensino formal. Com este trabalho objetivamos dar visibilidade às dificuldades superadas por estas mulheres, bem como pensar a respeito dos lugares ocupados por estas alunas durante o período em que frequentaram ou frequentam o curso MSI (Manutenção e Suporte em Informática), da modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, no campus Nilópolis. Com o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), buscamos compreender os sentidos construídos e a formação das subjetividades destas mulheres, membros da sociedade fluminense e do corpo estudantil de um curso médio técnico de um Instituto Federal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA"
    "palavra_chave" => "PROEJA, MULHERES, ANÁLISE DO DISCURSO (AD)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA14_ID1205_13082017202734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOARES FIALHO DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE FIALHO"
    "autor_email" => "viviane.araujo@ifrj.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31510
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 720
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => "RETOMADA DOS ESTUDOS E LUGARES SOCIAIS OCUPADOS POR MULHERES: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA"
    "resumo" => "O presente artigo traz alguns resultados da análise dos relatos das histórias de vida e dos desafios enfrentados por mulheres que retomaram seus estudos, após anos de afastamento do ensino formal. Com este trabalho objetivamos dar visibilidade às dificuldades superadas por estas mulheres, bem como pensar a respeito dos lugares ocupados por estas alunas durante o período em que frequentaram ou frequentam o curso MSI (Manutenção e Suporte em Informática), da modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, no campus Nilópolis. Com o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), buscamos compreender os sentidos construídos e a formação das subjetividades destas mulheres, membros da sociedade fluminense e do corpo estudantil de um curso médio técnico de um Instituto Federal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA"
    "palavra_chave" => "PROEJA, MULHERES, ANÁLISE DO DISCURSO (AD)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA14_ID1205_13082017202734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOARES FIALHO DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE FIALHO"
    "autor_email" => "viviane.araujo@ifrj.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

O presente artigo traz alguns resultados da análise dos relatos das histórias de vida e dos desafios enfrentados por mulheres que retomaram seus estudos, após anos de afastamento do ensino formal. Com este trabalho objetivamos dar visibilidade às dificuldades superadas por estas mulheres, bem como pensar a respeito dos lugares ocupados por estas alunas durante o período em que frequentaram ou frequentam o curso MSI (Manutenção e Suporte em Informática), da modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, no campus Nilópolis. Com o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), buscamos compreender os sentidos construídos e a formação das subjetividades destas mulheres, membros da sociedade fluminense e do corpo estudantil de um curso médio técnico de um Instituto Federal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.