Esta investigação tem como tema as experiências (auto)formativas dos (as) professores(as) supervisores(as) do PIBID/UNEB sobre a Diversidade e se propõe a identificar e analisar as experiências (auto)formativas construídas pelos(as) professores(as) supervisores(as) do PIBID a partir do trabalho desenvolvido com a diversidade na Educação Básica. Para este estudo, buscamos aporte teórico em McLaren, Candau, Canen, Nóvoa, Souza, Josso, Larrosa entre outros para discutirmos a relação entre a experiências (auto)formativas e diversidade na educação. A abordagem metodológica foi baseada nos estudos (auto)biográficos, afiliada à pesquisa qualitativa. Os dispositivos de colheita de dados foram: memoriais de formação de nossos colaboradores. O estudo foi realizado em duas escolas públicas do município de Salvador, e os colaboradores da pesquisa são três professores(as) supervisores(as) do subprojeto interdisciplinar Diversidade, Docência e Pesquisa na Educação Básica, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade do Estado da Bahia, no Campus I. Como resultados tivemos que as experiências com o tema diversidade foram re-significadas por nossos colaboradores produzindo reflexões, integrando, estruturando e interpretando seu processo de (auto) formação através de situações e acontecimentos de sua vida possibilitando-lhes apropriar-se da experiência e transforma-la a em saber.