Este trabalho está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência – PIBID, ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e à linha de pesquisa Estudo dos processos de produção identitária de modos de subjetivação na contemporaneidade, do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – GEDUERN. Trata-se aqui de uma investigação sobre as diversidades de identidades e como a escola trabalha essas diferenças. Questiona-se, então, “Como se materializam, na escola, os discursos sobre as diversidades dos sujeitos sociais? De que forma os discursos sobre a violência contra a mulher, as relações de gênero, a homossexualidade, as diferenças raciais podem ser trabalhados no ambiente escolar?” Para melhor traçar o percurso da investigação pretendida, com este trabalho, se objetiva analisar os discursos sobre as diversidades identitárias na escola e ainda averiguar a viabilização de ações de incentivo à igualdade de gêneros e raça na sociedade, mais especificamente, na escola. Por meio de ações da equipe PIBID, a temática em questão foi trabalhada através de discussões, debates, produções escritas, encenações, as quais são analisadas à luz das teorias de Foucault (1970; 1988) e também com base em documentos norteadores como os PCNs – Temas transversais (1997) e os Cadernos SECAD (2007). Espera-se que, entre os resultados obtidos, reconheçam-se os papéis da escola na constituição de identidades, no incentivo ao respeito às diferenças, como também nas práticas discursivas que inovam e representam a fragmentação dos sujeitos sociais na contemporaneidade.