Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

IDENTIDADE DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TEIAS RIZOMÁTICAS

Palavra-chaves: IDENTIDADE DE GÊNERO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO Comunicação Oral (CO) ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30606
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 672
    "titulo" => "IDENTIDADE DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TEIAS RIZOMÁTICAS"
    "resumo" => "Este texto é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e, tem como objeto central a identidade de gênero e suas implicações nas práticas pedagógicas dos/a professores/as da Educação Básica. Nesse sentido, objetiva-se identificar como estes participantes da pesquisa  compreendem as questões relativas à identidade de gênero e como esta incide em suas práticas pedagógicas. Nesta aproximação, aplicamos o dispositivo escala de valor para levantar, através deste, as principais temáticas que os/as colaboradoras/e sentem necessidade de aprender através da formação em exercício a qual será subsidiada por meio de Ateliês de pesquisa. O resultado dessa aproximação é que, sem uma formação adequada muitos/a professores/professoras acabam silenciando a temática por preferir não entrar no campo do debate e realizar os enfrentamentos e desdobramentos referentes ao tema.  Todavia, não podemos trabalhar na perspectiva de que a temática identidade de gênero vai ser por todos/as refletida de modo igualitário, o que nos motiva é o fato de se fazer presente em nosso dia-a-dia por meio de uma pedagogia cultural que se manifesta em todos os campos do saber e nos instiga a continuar pesquisando, aprofundando e empoderando mulheres e homens cada vez mais com base nas leituras realizadas e vivências cotidianas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DE GÊNERO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID672_18062017151217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCEMBERG ROSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCEMBERG "
    "autor_email" => "lucembergdo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30606
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 672
    "titulo" => "IDENTIDADE DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TEIAS RIZOMÁTICAS"
    "resumo" => "Este texto é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e, tem como objeto central a identidade de gênero e suas implicações nas práticas pedagógicas dos/a professores/as da Educação Básica. Nesse sentido, objetiva-se identificar como estes participantes da pesquisa  compreendem as questões relativas à identidade de gênero e como esta incide em suas práticas pedagógicas. Nesta aproximação, aplicamos o dispositivo escala de valor para levantar, através deste, as principais temáticas que os/as colaboradoras/e sentem necessidade de aprender através da formação em exercício a qual será subsidiada por meio de Ateliês de pesquisa. O resultado dessa aproximação é que, sem uma formação adequada muitos/a professores/professoras acabam silenciando a temática por preferir não entrar no campo do debate e realizar os enfrentamentos e desdobramentos referentes ao tema.  Todavia, não podemos trabalhar na perspectiva de que a temática identidade de gênero vai ser por todos/as refletida de modo igualitário, o que nos motiva é o fato de se fazer presente em nosso dia-a-dia por meio de uma pedagogia cultural que se manifesta em todos os campos do saber e nos instiga a continuar pesquisando, aprofundando e empoderando mulheres e homens cada vez mais com base nas leituras realizadas e vivências cotidianas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DE GÊNERO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID672_18062017151217.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCEMBERG ROSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCEMBERG "
    "autor_email" => "lucembergdo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Este texto é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e, tem como objeto central a identidade de gênero e suas implicações nas práticas pedagógicas dos/a professores/as da Educação Básica. Nesse sentido, objetiva-se identificar como estes participantes da pesquisa compreendem as questões relativas à identidade de gênero e como esta incide em suas práticas pedagógicas. Nesta aproximação, aplicamos o dispositivo escala de valor para levantar, através deste, as principais temáticas que os/as colaboradoras/e sentem necessidade de aprender através da formação em exercício a qual será subsidiada por meio de Ateliês de pesquisa. O resultado dessa aproximação é que, sem uma formação adequada muitos/a professores/professoras acabam silenciando a temática por preferir não entrar no campo do debate e realizar os enfrentamentos e desdobramentos referentes ao tema. Todavia, não podemos trabalhar na perspectiva de que a temática identidade de gênero vai ser por todos/as refletida de modo igualitário, o que nos motiva é o fato de se fazer presente em nosso dia-a-dia por meio de uma pedagogia cultural que se manifesta em todos os campos do saber e nos instiga a continuar pesquisando, aprofundando e empoderando mulheres e homens cada vez mais com base nas leituras realizadas e vivências cotidianas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.