Este texto é resultado de uma aproximação inicial com o campo de pesquisa e, tem como objeto central a identidade de gênero e suas implicações nas práticas pedagógicas dos/a professores/as da Educação Básica. Nesse sentido, objetiva-se identificar como estes participantes da pesquisa compreendem as questões relativas à identidade de gênero e como esta incide em suas práticas pedagógicas. Nesta aproximação, aplicamos o dispositivo escala de valor para levantar, através deste, as principais temáticas que os/as colaboradoras/e sentem necessidade de aprender através da formação em exercício a qual será subsidiada por meio de Ateliês de pesquisa. O resultado dessa aproximação é que, sem uma formação adequada muitos/a professores/professoras acabam silenciando a temática por preferir não entrar no campo do debate e realizar os enfrentamentos e desdobramentos referentes ao tema. Todavia, não podemos trabalhar na perspectiva de que a temática identidade de gênero vai ser por todos/as refletida de modo igualitário, o que nos motiva é o fato de se fazer presente em nosso dia-a-dia por meio de uma pedagogia cultural que se manifesta em todos os campos do saber e nos instiga a continuar pesquisando, aprofundando e empoderando mulheres e homens cada vez mais com base nas leituras realizadas e vivências cotidianas.