Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: SENTIDOS SUBJETIVOS DO SUJEITO QUE APRENDE (CASO JOAQUIM)

Palavra-chaves: SEXUALIDADE, SENTIDOS SUBJETIVOS, ABORDAGEM EMANCIPATÓRIA Comunicação Oral (CO) ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

A sexualidade é uma dimensão humana complexa, que engloba os componentes biológico, psicológico e social e está intimamente relacionada com a história de vida de cada pessoa e sua cultura. O objetivo deste estudo foi compreender como estudantes do Ensino Médio, de uma escola pública de Rio Branco, Acre, subjetivam questões relacionadas à sexualidade, ao participarem de práticas educativas dialógico-problematizadoras em sala de aula, com base em uma abordagem emancipatória de educação sexual. Encontros semanais foram realizados com os sujeitos participantes da pesquisa, para discutir assuntos relacionados à sexualidade, utilizando slides, vídeos, jogos e dinâmicas de grupo como recursos didáticos. A produção de dados ocorreu por meio de conversações em grupo e individuais, preenchimento de complemento de frases e registros individuais pelos próprios sujeitos. Analisamos as informações com base nos princípios da Epistemologia Qualitativa, construindo indicadores de sentidos subjetivos e hipóteses visando produzir um modelo teórico sobre os sentidos subjetivos relativos às questões da sexualidade abordadas, pelos sujeitos que aprendem. O presente estudo apresenta o caso de um dos participantes da pesquisa. Antes das atividades, as expressões do participante indicam que o mesmo subjetivou do contexto familiar e das conversas com os amigos, normas e valores sobre como homens e mulheres devem expressar a sexualidade (ato sexual). Após as atividades, passou a conceber a sexualidade como algo complexo, único em cada ser. O sexo deixou de ser sinônimo exclusivo de sexualidade, entre outros.

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