Este artigo teve como objetivo geral analisar as experiências de professores/as e alunos/as concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física, vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), quanto à abordagem das diferenças e a importância das discussões sobre as temáticas de gênero e sexualidade na e para a formação docente. Na operacionalização da pesquisa, permitiu a abordagem histórico-crítica e a metodologia recaiu sobre o Estudo de Caso e do enfoque qualitativo, utilizando-se de diferentes fontes bibliográficas e documentais, além de realização de entrevistas semiestruturadas com os professores e os/as alunos/as concluintes do curso de Licenciatura do DEF/UFS. Os resultados da pesquisa ressaltam a partir dos termos cultura universitária atrelado ao de circuito de cultura universitária, ambos desenvolvidos durante a elaboração da tese, que apesar dos professores de Licenciatura do DEF/UFS discutirem transversalmente e de modo aligeirado as temáticas gênero e sexualidade em algumas aulas no curso de graduação, não são suficientes para tornar os/as acadêmicos/as competentes e habilidosos/as para que possam lidar com segurança e profundidade que requerem tais questões (categorias) em sala de aula na educação básica, pois são conhecimentos que alteram identidades, mentalidades e comportamentos humanos, além de culturas. A realidade atual mostra a importância de situar às temáticas de gênero e sexualidade na agenda das políticas públicas de educação, particularmente na formação permanente dos/as professores/as dos Cursos de Licenciatura, uma vez que estão presentes cotidianamente em todos os níveis da educação.