Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DOENTRELACE ENSINAR-APRENDER

Palavra-chaves: SEXO, CORPO, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30522
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 720
    "titulo" => "DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DOENTRELACE ENSINAR-APRENDER"
    "resumo" => """
      No âmbito da educação escolar, o tema “Gênero e Sexualidade” ainda é tratado exclusivamente no campo\r\n
      biológico. Entretanto, existe uma real tensão entre esta e uma concepção mais ampla, contextualizada e\r\n
      historicizada deste assunto. O presente trabalho tem por finalidade relatar as vivências, desenvolvidas por\r\n
      bolsistas PIBID Biologia da UFRB sobre o tema “Gênero e Sexualidade”, numa turma de 3º ano do Ensino\r\n
      Médio de um colégio Estadual do município de Cruz das Almas - BA. A atividade foi dividida em dois\r\n
      momentos: a caixa “Rapidinhas: o que você deseja saber sobre sexualidade?”, e a vivência com balões\r\n
      contendo objetos (preservativos, anticoncepcionais, etc..) para estimular a discussão e sanar as dúvidas sobre\r\n
      o tema. Os dados foram coletados por etnografia e depoimentos em áudio. Ao final do trabalho, apesar de\r\n
      ainda emergirem posturas machistas, o grupo reconheceu a importância de atividades que fomentem a\r\n
      discussão no ambiente escolar sobre o tema proposto, buscando o reconhecimento das diferenças e reduzindo\r\n
      a discriminação e o sexismo. Assim, ampliam-se as possibilidades de trabalhar o tema, haja vista a dinâmica\r\n
      utilizada buscar estimular a reflexão por quem ensinou e por quem aprendeu, evitando a abordagem\r\n
      biológica per si, ainda presente nas salas de aula e livros didáticos. Reforçamos a urgência de atividades de\r\n
      educação permanente e da transformação destas temáticas atuais em conteúdo pedagógico.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "SEXO, CORPO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA28_ID720_19062017181348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE GOMES"
    "autor_email" => "jackufrb131@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30522
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 720
    "titulo" => "DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DOENTRELACE ENSINAR-APRENDER"
    "resumo" => """
      No âmbito da educação escolar, o tema “Gênero e Sexualidade” ainda é tratado exclusivamente no campo\r\n
      biológico. Entretanto, existe uma real tensão entre esta e uma concepção mais ampla, contextualizada e\r\n
      historicizada deste assunto. O presente trabalho tem por finalidade relatar as vivências, desenvolvidas por\r\n
      bolsistas PIBID Biologia da UFRB sobre o tema “Gênero e Sexualidade”, numa turma de 3º ano do Ensino\r\n
      Médio de um colégio Estadual do município de Cruz das Almas - BA. A atividade foi dividida em dois\r\n
      momentos: a caixa “Rapidinhas: o que você deseja saber sobre sexualidade?”, e a vivência com balões\r\n
      contendo objetos (preservativos, anticoncepcionais, etc..) para estimular a discussão e sanar as dúvidas sobre\r\n
      o tema. Os dados foram coletados por etnografia e depoimentos em áudio. Ao final do trabalho, apesar de\r\n
      ainda emergirem posturas machistas, o grupo reconheceu a importância de atividades que fomentem a\r\n
      discussão no ambiente escolar sobre o tema proposto, buscando o reconhecimento das diferenças e reduzindo\r\n
      a discriminação e o sexismo. Assim, ampliam-se as possibilidades de trabalhar o tema, haja vista a dinâmica\r\n
      utilizada buscar estimular a reflexão por quem ensinou e por quem aprendeu, evitando a abordagem\r\n
      biológica per si, ainda presente nas salas de aula e livros didáticos. Reforçamos a urgência de atividades de\r\n
      educação permanente e da transformação destas temáticas atuais em conteúdo pedagógico.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "SEXO, CORPO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA28_ID720_19062017181348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE GOMES"
    "autor_email" => "jackufrb131@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

No âmbito da educação escolar, o tema “Gênero e Sexualidade” ainda é tratado exclusivamente no campo biológico. Entretanto, existe uma real tensão entre esta e uma concepção mais ampla, contextualizada e historicizada deste assunto. O presente trabalho tem por finalidade relatar as vivências, desenvolvidas por bolsistas PIBID Biologia da UFRB sobre o tema “Gênero e Sexualidade”, numa turma de 3º ano do Ensino Médio de um colégio Estadual do município de Cruz das Almas - BA. A atividade foi dividida em dois momentos: a caixa “Rapidinhas: o que você deseja saber sobre sexualidade?”, e a vivência com balões contendo objetos (preservativos, anticoncepcionais, etc..) para estimular a discussão e sanar as dúvidas sobre o tema. Os dados foram coletados por etnografia e depoimentos em áudio. Ao final do trabalho, apesar de ainda emergirem posturas machistas, o grupo reconheceu a importância de atividades que fomentem a discussão no ambiente escolar sobre o tema proposto, buscando o reconhecimento das diferenças e reduzindo a discriminação e o sexismo. Assim, ampliam-se as possibilidades de trabalhar o tema, haja vista a dinâmica utilizada buscar estimular a reflexão por quem ensinou e por quem aprendeu, evitando a abordagem biológica per si, ainda presente nas salas de aula e livros didáticos. Reforçamos a urgência de atividades de educação permanente e da transformação destas temáticas atuais em conteúdo pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.