No âmbito da educação escolar, o tema “Gênero e Sexualidade” ainda é tratado exclusivamente no campo
biológico. Entretanto, existe uma real tensão entre esta e uma concepção mais ampla, contextualizada e
historicizada deste assunto. O presente trabalho tem por finalidade relatar as vivências, desenvolvidas por
bolsistas PIBID Biologia da UFRB sobre o tema “Gênero e Sexualidade”, numa turma de 3º ano do Ensino
Médio de um colégio Estadual do município de Cruz das Almas - BA. A atividade foi dividida em dois
momentos: a caixa “Rapidinhas: o que você deseja saber sobre sexualidade?”, e a vivência com balões
contendo objetos (preservativos, anticoncepcionais, etc..) para estimular a discussão e sanar as dúvidas sobre
o tema. Os dados foram coletados por etnografia e depoimentos em áudio. Ao final do trabalho, apesar de
ainda emergirem posturas machistas, o grupo reconheceu a importância de atividades que fomentem a
discussão no ambiente escolar sobre o tema proposto, buscando o reconhecimento das diferenças e reduzindo
a discriminação e o sexismo. Assim, ampliam-se as possibilidades de trabalhar o tema, haja vista a dinâmica
utilizada buscar estimular a reflexão por quem ensinou e por quem aprendeu, evitando a abordagem
biológica per si, ainda presente nas salas de aula e livros didáticos. Reforçamos a urgência de atividades de
educação permanente e da transformação destas temáticas atuais em conteúdo pedagógico.