HERCULANO, Luísa Carolina De Sousa E et al.. Corpo, mente e o processo pedagógico. Anais V ENLAÇANDO... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30490>. Acesso em: 22/11/2024 01:25
Este trabalho resulta do estudo do texto Eros, Erotismo e o Processo Pedagógico que, articulado com outros textos visa compreender a relação corpo e mente no trabalho docente. A pesquisa realizada foi apresentada na disciplina de Seminário Temático V, do curso de Pedagogia da UFPB, tendo como foco a corporeidade, a mente e os sentimentos na profissão docente, nosso objetivo é entender a função do Eros e Erotismo nessa profissão, a negação de que corpo e mente funcionam juntos e a crença de que apenas a mente funciona a partir do momento que os professores entram em sala de aula e suas implicações disto. Buscando alcança-los foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória descritiva, utilizando como instrumento um questionário para coleta de dados. Para interpretação dos resultados utilizamos a análise temática tendo como aporte teórico o texto base dessa discussão. Ao analisar as entrevistas vimos que, apesar dos relatos serem positivos em relação aos tópicos ainda há uma preocupação e um medo a respeito da questão sentimental e relação docente-discente. Permitir que esses façam parte desta ainda é visto negativamente e para que essa crença seja modificada é necessário que docentes empoderem-se e envolvam-se com os alunos/as sem medo, entendendo que primeiramente somos seres humanos e possuímos necessidades básicas e sentimentos e que isto deve ser usado a favor da docência, do ensino e da aprendizagem. Reverter o olhar do corpo na educação requer mudanças na forma de educar, envolvimento e lugar para os sentimentos.