A escola é um ambiente propicio para o exercício e aprendizado das interações sociais educativas. Neste contexto, a sexualidade deve ser vista como parte integrante da construção da identidade, ao contrário do que se tem deliberadamente divulgado, falar em uma educação que promova a igualdade de gênero não significa anular as diferenças percebidas entre as pessoas, mas garantir um espaço democrático, onde tais diferenças não se desdobram em desigualdades, hierarquias ou marginalizações. Diante dessa perspectiva, o presente estudo de caso problematiza a questão: sexualidade, gênero e educação enfatizando a importância de promover práticas educativas, palestras e oficinas, de maneira significativa e contextualizada, oportunizando aos escolares incorporar valores, desenvolver o senso crítico e construir saberes e deveres. O procedimento metodológico utilizado no estudo de caso, foi baseado na vivência escolar e dinâmica pedagógica a partir de práticas educativas aplicadas após a observação dos fatos ocorridos em espaços específicos da unidade de ensino. Com o êxito das atividades aplicadas, foi notória a mudança de atitudes dos escolares, frente à sexualidade tais como: respeito, envolvimento, amadurecimento e participação nas atividades desenvolvidas. Além disso, houve troca de experiências proporcionando escolhas, elaboração de conceitos, valorização de sentimentos individuais e coletivos, através dos quais, os participantes, conseguiram avaliar seus limites e possibilidades de escolhas relacionadas à construção de valores e da própria sexualidade.