Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

Visualizações: 266
(DES) ENLACES NA CENA TEATRAL DO ESPETÁCULO “CASAMENTO TROCADO”: DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADES A PARTIR DO GRUPO (GAY) MUTART.

Palavra-chaves: GRUPO DE TEATRO MUTART, GÊNERO, SEXUALIDADES Comunicação Oral (CO) ET09: DIREITOS, EDUCAÇÃO E SEXUALIDADES: NOVAS FRONTEIRAS E AGENDAS Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A presente proposta tem como objetivo refletir as implicações estéticas e político ideológicas de um dos eventos mais importantes do ciclo junino, o casamento matuto, realizado na cidade de Senhor do Bonfim, semiárido da Bahia. O Grupo de Teatro Mutart, nas décadas de 80 e 90, ressignificou essa tradição trazendo para os palcos Bonfinenses o “Casamento Trocado”, uma maneira de desconstruir sentidos petrificados no que diz respeito à supremacia das masculinidades e feminilidades. Sob o enfoque das discussões de gênero e sexualidades refletiremos os enfrentamentos vivenciados pelo Grupo de Teatro Mutart através de suas ações política e educativas, como uma forma de minimizar os preconceitos de gênero e situações de opressão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.