Essa comunicação é parte das reflexões que compõem o projeto de pesquisa em desenvolvimento no Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento – DMMDC/Ufba sobre as trajetórias de abandono e permanência dxs estudantes Lgbts nos espaços de educação. Proponho nesse estudo investigar como esses estudantes constroem práticas de resistência, empoderamento e enfrentamento as discriminações que resultam em trajetórias difusas. O estudo de suas trajetórias pressupõe ainda identificar como os marcadores sociais de gênero, raça, sexualidade e classe definem as suas experiências educacionais. Está comunicação tem como propósito a análise dos termos mais frequentes no Anti Projeto de Lei Escola sem Partido, n. 867/2015, que tramita no Congresso Nacional, em rede semântica, utilizando a plataforma Gephi como metodologia para análise dos dados. Busca-se com isso desvelar os significados e sentidos subjacentes ao discurso contido no texto que embora defenda uma suposta neutralidade do fazer pedagógico, vale-se de um conteúdo político e ideológico de cunho ultraconservador que impacta sobremaneira na vida dxs estudantes Lgbts.