Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM COLABORATIVA Comunicação Oral (CO) ET 03 - LETRAMENTOS DIGITAIS
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30240
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "Os recursos tecnológicos vêm ganhando importância no ambiente educacional, à medida em que as crianças aprendem mais facilmente a partir do apoio do computador que disponibiliza imagem, animação, som, entre outras informações. As vantagens do seu uso, por grupos de estudantes, num ambiente ativo, possibilita troca de ideias, entre si e entre grupos, propiciando a construção do aprendizado coletivo, sendo as habilidades desenvolvidas sob o gerenciamento do professor. A aprendizagem colaborativa neste contexto amplifica a possibilidade do recurso tecnológico, pois alunos que se reúnem em torno de um computador para abordar diversos assuntos uns aos outros aprendem conjuntamente. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relevância de aprender por meio da aprendizagem colaborativa, destacando as tecnologias digitais e sua importância como recurso de ensino que faz parte da realidade social do aluno, bem como analisar como esses dispositivos podem ser instrumentos de desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. O referido estudo tem como referencial os estudos de Valente (1999), Torres e Irala (2005), Kenski (2007), Weiler (2015), entre outros, adotando como abordagem metodológica uma pesquisa bibliográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03 - LETRAMENTOS DIGITAIS"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM COLABORATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA4_ID110_10072017201506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA GERLANE GUIMARAES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA GERLANE"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30240
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "Os recursos tecnológicos vêm ganhando importância no ambiente educacional, à medida em que as crianças aprendem mais facilmente a partir do apoio do computador que disponibiliza imagem, animação, som, entre outras informações. As vantagens do seu uso, por grupos de estudantes, num ambiente ativo, possibilita troca de ideias, entre si e entre grupos, propiciando a construção do aprendizado coletivo, sendo as habilidades desenvolvidas sob o gerenciamento do professor. A aprendizagem colaborativa neste contexto amplifica a possibilidade do recurso tecnológico, pois alunos que se reúnem em torno de um computador para abordar diversos assuntos uns aos outros aprendem conjuntamente. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relevância de aprender por meio da aprendizagem colaborativa, destacando as tecnologias digitais e sua importância como recurso de ensino que faz parte da realidade social do aluno, bem como analisar como esses dispositivos podem ser instrumentos de desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. O referido estudo tem como referencial os estudos de Valente (1999), Torres e Irala (2005), Kenski (2007), Weiler (2015), entre outros, adotando como abordagem metodológica uma pesquisa bibliográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03 - LETRAMENTOS DIGITAIS"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM COLABORATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA4_ID110_10072017201506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA GERLANE GUIMARAES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA GERLANE"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Os recursos tecnológicos vêm ganhando importância no ambiente educacional, à medida em que as crianças aprendem mais facilmente a partir do apoio do computador que disponibiliza imagem, animação, som, entre outras informações. As vantagens do seu uso, por grupos de estudantes, num ambiente ativo, possibilita troca de ideias, entre si e entre grupos, propiciando a construção do aprendizado coletivo, sendo as habilidades desenvolvidas sob o gerenciamento do professor. A aprendizagem colaborativa neste contexto amplifica a possibilidade do recurso tecnológico, pois alunos que se reúnem em torno de um computador para abordar diversos assuntos uns aos outros aprendem conjuntamente. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relevância de aprender por meio da aprendizagem colaborativa, destacando as tecnologias digitais e sua importância como recurso de ensino que faz parte da realidade social do aluno, bem como analisar como esses dispositivos podem ser instrumentos de desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. O referido estudo tem como referencial os estudos de Valente (1999), Torres e Irala (2005), Kenski (2007), Weiler (2015), entre outros, adotando como abordagem metodológica uma pesquisa bibliográfica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.