LIMA, Jamylli Ferreira De et al.. Poesia em sala de aula: uma proposta de letramento. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30353>. Acesso em: 22/11/2024 12:57
O ensino de poesia em sala de ainda é um grande desafio para o educador no que compete ao processo de ensino-aprendizagem, na maioria das vezes o educando não tem o contato e hábito de ler poemas, consequentemente, não compreende a estética poética, bem como a sua função social, assim, distanciando-se cada vez mais da arte poética devido à dificuldade de sensibilidade. Observando este problema, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da estética poética a partir do trabalho de sensibilidade dos alunos com poemas. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma de terceiro ano do ensino médio na Escola Cidadã Integral Professor José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira. Para a metodologia dessa pesquisa foi construído um estudo bibliográfico, bem como oficinas para o letramento e sensibilização com o texto poético. Além disso, toma-se como norte os estudos de Antônio Cândido (1996) no que concerne ao estudo analítico do poema, CUNHA, Maria Antonieta Antunes (1976), ZUMTHOR, Paul (2010), bem como as pesquisas de Hélder Pinheiro (2007) sobre o trabalho da poesia em sala de aula, a leitura e a realização oral dos poemas.