Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

POESIA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO

Palavra-chaves: POESIA, SENSIBILIDADE, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30353
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 280
    "titulo" => "POESIA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO"
    "resumo" => "O ensino de poesia em sala de ainda é um grande desafio para o educador no que compete ao processo de ensino-aprendizagem, na maioria das vezes o educando não tem o contato e hábito de ler poemas, consequentemente, não compreende a estética poética, bem como a sua função social, assim, distanciando-se cada vez mais da arte poética devido à dificuldade de sensibilidade. Observando este problema, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da estética poética a partir do trabalho de sensibilidade dos alunos com poemas. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma de terceiro ano do ensino médio na Escola Cidadã Integral Professor José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira. Para a metodologia dessa pesquisa foi construído um estudo bibliográfico, bem como oficinas para o letramento e sensibilização com o texto poético. Além disso, toma-se como norte os estudos de Antônio Cândido (1996) no que concerne ao estudo analítico do poema, CUNHA, Maria Antonieta Antunes (1976), ZUMTHOR, Paul (2010), bem como as pesquisas de Hélder Pinheiro (2007) sobre o trabalho da poesia em sala de aula, a leitura e a realização oral dos poemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "POESIA, SENSIBILIDADE, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID280_06072017220821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMYLLI FERREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JAM"
    "autor_email" => "jamylliferreira_@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30353
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 280
    "titulo" => "POESIA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO"
    "resumo" => "O ensino de poesia em sala de ainda é um grande desafio para o educador no que compete ao processo de ensino-aprendizagem, na maioria das vezes o educando não tem o contato e hábito de ler poemas, consequentemente, não compreende a estética poética, bem como a sua função social, assim, distanciando-se cada vez mais da arte poética devido à dificuldade de sensibilidade. Observando este problema, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da estética poética a partir do trabalho de sensibilidade dos alunos com poemas. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma de terceiro ano do ensino médio na Escola Cidadã Integral Professor José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira. Para a metodologia dessa pesquisa foi construído um estudo bibliográfico, bem como oficinas para o letramento e sensibilização com o texto poético. Além disso, toma-se como norte os estudos de Antônio Cândido (1996) no que concerne ao estudo analítico do poema, CUNHA, Maria Antonieta Antunes (1976), ZUMTHOR, Paul (2010), bem como as pesquisas de Hélder Pinheiro (2007) sobre o trabalho da poesia em sala de aula, a leitura e a realização oral dos poemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "POESIA, SENSIBILIDADE, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID280_06072017220821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMYLLI FERREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JAM"
    "autor_email" => "jamylliferreira_@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

O ensino de poesia em sala de ainda é um grande desafio para o educador no que compete ao processo de ensino-aprendizagem, na maioria das vezes o educando não tem o contato e hábito de ler poemas, consequentemente, não compreende a estética poética, bem como a sua função social, assim, distanciando-se cada vez mais da arte poética devido à dificuldade de sensibilidade. Observando este problema, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da estética poética a partir do trabalho de sensibilidade dos alunos com poemas. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma de terceiro ano do ensino médio na Escola Cidadã Integral Professor José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira. Para a metodologia dessa pesquisa foi construído um estudo bibliográfico, bem como oficinas para o letramento e sensibilização com o texto poético. Além disso, toma-se como norte os estudos de Antônio Cândido (1996) no que concerne ao estudo analítico do poema, CUNHA, Maria Antonieta Antunes (1976), ZUMTHOR, Paul (2010), bem como as pesquisas de Hélder Pinheiro (2007) sobre o trabalho da poesia em sala de aula, a leitura e a realização oral dos poemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.