Este trabalho apresenta análise referente à fase inicial de pesquisa de doutorado que investiga as práticas de letramento laboral de alunos estagiários do curso de Licenciatura em Letras e de professores de Língua Portuguesa em situação de trabalho. Analisamos, através de respostas a entrevistas escritas, o que esses dois grupos dizem e compreendem sobre seu processo de formação acadêmica/laboral. Objetivamos perceber como as práticas de letramento acadêmico e profissional se interpenetram na formação para o trabalho dos sujeitos entrevistados. Situamo-nos no campo de investigação da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) na vertente dos estudos de letramento laboral (PAZ, 2008), letramento docente (KLEIMAN, 2008; REICHMANN, 2012) e docência como trabalho (AMIGUES, 2004). Os dois grupos investigados destacaram as disciplinas de Prática de Leitura e Escrita como as práticas letradas acadêmicas colaboradoras na sua formação profissional. Já práticas de letramento laboral, como aquelas ligadas a disciplinas de Estágio, se destacaram como relevantes para o grupo de alunos estagiários. A segunda fase da pesquisa realizará sessões reflexivas presenciais com estes dois grupos, buscando fomentar a discussão/reflexão sobre suas formações e práticas letradas desenvolvidas para/no seu fazer profissional.