Nas escolas brasileiras, os trabalhos com ênfase na leitura se concentram, segundo Antunes (2003) em tarefas mecânicas. Pensando nisso, este trabalho objetiva relatar o desenvolvimento de um projeto didático que procurou desenvolver atividades de letramento literário em uma turma de 9° ano de ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Sumé - PB. Para tanto, utilizamos o livro O menino no espelho, de Fernando Sabino, a fim de proporcionar uma maior interação desse público adolescente com a literatura, tendo como base o modelo de sequência básica, cunhado por Cosson (2016), que envolve etapas de motivação, introdução, leitura e interpretação. Nosso trabalho procurou oferecer desafios aos estudantes, como forma de incentivá-los à leitura, o que foi realmente percebido. Além de terem aprofundado os conhecimentos acerca da obra O menino no espelho, é notável o avanço no desempenho oral, escrito, cognitivo, espacial e expressivo da grande maioria dos alunos. A escola, dessa forma, tem papel decisivo na formação de um leitor consciente. E a formação do cidadão flexível, democrático e protagonista emerge naturalmente dessas práticas. Por meio da literatura, o estudante começa a perceber seu mundo de forma diferente e pode se ver como sujeito ativo na construção significativa de sua realidade.