Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30322
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "Nas escolas brasileiras, os trabalhos com ênfase na leitura se concentram, segundo Antunes (2003) em tarefas mecânicas. Pensando nisso, este trabalho objetiva relatar o desenvolvimento de um projeto didático que procurou desenvolver atividades de letramento literário em uma turma de 9° ano de ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Sumé - PB. Para tanto, utilizamos o livro O menino no espelho, de Fernando Sabino, a fim de proporcionar uma maior interação desse público adolescente com a literatura, tendo como base o modelo de sequência básica, cunhado por Cosson (2016), que envolve etapas de motivação, introdução, leitura e interpretação. Nosso trabalho procurou oferecer desafios aos estudantes, como forma de incentivá-los à leitura, o que foi realmente percebido. Além de terem aprofundado os conhecimentos acerca da obra O menino no espelho, é notável o avanço no desempenho oral, escrito, cognitivo, espacial e expressivo da grande maioria dos alunos. A escola, dessa forma, tem papel decisivo na formação de um leitor consciente. E a formação do cidadão flexível, democrático e protagonista emerge naturalmente dessas práticas. Por meio da literatura, o estudante começa a perceber seu mundo de forma diferente e pode se ver como sujeito ativo na construção significativa de sua realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID85_04072017103035.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAIXÃO"
    "autor_email" => "paixaosume@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30322
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "Nas escolas brasileiras, os trabalhos com ênfase na leitura se concentram, segundo Antunes (2003) em tarefas mecânicas. Pensando nisso, este trabalho objetiva relatar o desenvolvimento de um projeto didático que procurou desenvolver atividades de letramento literário em uma turma de 9° ano de ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Sumé - PB. Para tanto, utilizamos o livro O menino no espelho, de Fernando Sabino, a fim de proporcionar uma maior interação desse público adolescente com a literatura, tendo como base o modelo de sequência básica, cunhado por Cosson (2016), que envolve etapas de motivação, introdução, leitura e interpretação. Nosso trabalho procurou oferecer desafios aos estudantes, como forma de incentivá-los à leitura, o que foi realmente percebido. Além de terem aprofundado os conhecimentos acerca da obra O menino no espelho, é notável o avanço no desempenho oral, escrito, cognitivo, espacial e expressivo da grande maioria dos alunos. A escola, dessa forma, tem papel decisivo na formação de um leitor consciente. E a formação do cidadão flexível, democrático e protagonista emerge naturalmente dessas práticas. Por meio da literatura, o estudante começa a perceber seu mundo de forma diferente e pode se ver como sujeito ativo na construção significativa de sua realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID85_04072017103035.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAIXÃO"
    "autor_email" => "paixaosume@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Nas escolas brasileiras, os trabalhos com ênfase na leitura se concentram, segundo Antunes (2003) em tarefas mecânicas. Pensando nisso, este trabalho objetiva relatar o desenvolvimento de um projeto didático que procurou desenvolver atividades de letramento literário em uma turma de 9° ano de ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Sumé - PB. Para tanto, utilizamos o livro O menino no espelho, de Fernando Sabino, a fim de proporcionar uma maior interação desse público adolescente com a literatura, tendo como base o modelo de sequência básica, cunhado por Cosson (2016), que envolve etapas de motivação, introdução, leitura e interpretação. Nosso trabalho procurou oferecer desafios aos estudantes, como forma de incentivá-los à leitura, o que foi realmente percebido. Além de terem aprofundado os conhecimentos acerca da obra O menino no espelho, é notável o avanço no desempenho oral, escrito, cognitivo, espacial e expressivo da grande maioria dos alunos. A escola, dessa forma, tem papel decisivo na formação de um leitor consciente. E a formação do cidadão flexível, democrático e protagonista emerge naturalmente dessas práticas. Por meio da literatura, o estudante começa a perceber seu mundo de forma diferente e pode se ver como sujeito ativo na construção significativa de sua realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.