Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A GERAÇÃO Y E AS POSSIBILIDADES ATUAIS DO DOENTE: OITO DICAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: GERAÇÃO Y, PROFESSOR, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30251
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "A GERAÇÃO Y E AS POSSIBILIDADES ATUAIS DO DOENTE: OITO DICAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Nos dias atuais, a universidade, gerencia um espaço de generation gap entre professores e alunos. Trata-se de uma realidade, que identifica e anuncia os desafios atuais do manejo didático do Ensino Superior, com as diferentes gerações que ocupam esse cenário. Esse trabalho pretende apresentar oito dicas para facilitar a aprendizagem de alunos universitários.  Os professores atentos aos anseios da geração Y estão cada vez mais, utilizando uma variedade de fontes tecnológicas como recurso de apoio pedagógico. Apesar de realizar várias atividades simultaneamente e processarem informações paralelas, os alunos da geração Y, têm como característica um perfil dinâmico e imediatista, gostam de enfrentar desafios, expressam na alta conectividade seus sentimentos, não são reféns do modelo educativo tradicional, e apenas centralizam sua atenção no que classificam como interessante. Nesse contexto, não se torna suficiente empregar a tecnologia durante as aulas, é necessário utilizá-la de forma proveitosa, transformando-a em uma ferramenta assessora ao processo de ensino e aprendizagem. Quais seriam dicas para sala de aula? 1. Evite o discurso “ No meu tempo o aluno....” 2. Torne o aluno protagonista do processo de ensino, faça-o atuar usando seus recursos tecnológicos prediletos, inverta os papéis, crie um espaço de trocas. Descentralize! 3. Conecte o aluno com o universo da sala de aula. O storytelling é uma boa opção! 4. Não espere a prova do final do semestre, crie desafios que permitam conquistas ao longo do período. 5. Dialogue, estejam juntos e se divirtam! Use a gameficação! 6. Utilize os espaços de comunicação da geração y, como Facebook, blogs, grupos no watts, e transforme-os em espaços de produção de conhecimentos. 7. O acesso de informações de várias fontes torna a aprendizagem mais dinâmica. Surpreenda-os! 8. Atualize o status de sua sala de aula. Crie multitarefas para essa GERA - AÇÃO! Torna-se necessário conhecer as características da geração Y, para que se possa adequar à prática pedagógica com a formação de identidades profissionais. O jovem Y transita constantemente com o mundo digital, desta forma, sugere-se que o professor inaugure a sala de aula como um espaço de imersão e integração, utilizando elementos visuais e multimídia. Como também, promova experiências práticas que ultrapassem o espaço universitário, que originem um aprendizado conectado a contextos da realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "GERAÇÃO Y, PROFESSOR, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA7_ID104_10072017234128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULLIANY VALÉRIO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULLIANY UNIFAVIP"
    "autor_email" => "jsantos41@unifavip.edu.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30251
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "A GERAÇÃO Y E AS POSSIBILIDADES ATUAIS DO DOENTE: OITO DICAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Nos dias atuais, a universidade, gerencia um espaço de generation gap entre professores e alunos. Trata-se de uma realidade, que identifica e anuncia os desafios atuais do manejo didático do Ensino Superior, com as diferentes gerações que ocupam esse cenário. Esse trabalho pretende apresentar oito dicas para facilitar a aprendizagem de alunos universitários.  Os professores atentos aos anseios da geração Y estão cada vez mais, utilizando uma variedade de fontes tecnológicas como recurso de apoio pedagógico. Apesar de realizar várias atividades simultaneamente e processarem informações paralelas, os alunos da geração Y, têm como característica um perfil dinâmico e imediatista, gostam de enfrentar desafios, expressam na alta conectividade seus sentimentos, não são reféns do modelo educativo tradicional, e apenas centralizam sua atenção no que classificam como interessante. Nesse contexto, não se torna suficiente empregar a tecnologia durante as aulas, é necessário utilizá-la de forma proveitosa, transformando-a em uma ferramenta assessora ao processo de ensino e aprendizagem. Quais seriam dicas para sala de aula? 1. Evite o discurso “ No meu tempo o aluno....” 2. Torne o aluno protagonista do processo de ensino, faça-o atuar usando seus recursos tecnológicos prediletos, inverta os papéis, crie um espaço de trocas. Descentralize! 3. Conecte o aluno com o universo da sala de aula. O storytelling é uma boa opção! 4. Não espere a prova do final do semestre, crie desafios que permitam conquistas ao longo do período. 5. Dialogue, estejam juntos e se divirtam! Use a gameficação! 6. Utilize os espaços de comunicação da geração y, como Facebook, blogs, grupos no watts, e transforme-os em espaços de produção de conhecimentos. 7. O acesso de informações de várias fontes torna a aprendizagem mais dinâmica. Surpreenda-os! 8. Atualize o status de sua sala de aula. Crie multitarefas para essa GERA - AÇÃO! Torna-se necessário conhecer as características da geração Y, para que se possa adequar à prática pedagógica com a formação de identidades profissionais. O jovem Y transita constantemente com o mundo digital, desta forma, sugere-se que o professor inaugure a sala de aula como um espaço de imersão e integração, utilizando elementos visuais e multimídia. Como também, promova experiências práticas que ultrapassem o espaço universitário, que originem um aprendizado conectado a contextos da realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "GERAÇÃO Y, PROFESSOR, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA7_ID104_10072017234128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULLIANY VALÉRIO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULLIANY UNIFAVIP"
    "autor_email" => "jsantos41@unifavip.edu.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Nos dias atuais, a universidade, gerencia um espaço de generation gap entre professores e alunos. Trata-se de uma realidade, que identifica e anuncia os desafios atuais do manejo didático do Ensino Superior, com as diferentes gerações que ocupam esse cenário. Esse trabalho pretende apresentar oito dicas para facilitar a aprendizagem de alunos universitários. Os professores atentos aos anseios da geração Y estão cada vez mais, utilizando uma variedade de fontes tecnológicas como recurso de apoio pedagógico. Apesar de realizar várias atividades simultaneamente e processarem informações paralelas, os alunos da geração Y, têm como característica um perfil dinâmico e imediatista, gostam de enfrentar desafios, expressam na alta conectividade seus sentimentos, não são reféns do modelo educativo tradicional, e apenas centralizam sua atenção no que classificam como interessante. Nesse contexto, não se torna suficiente empregar a tecnologia durante as aulas, é necessário utilizá-la de forma proveitosa, transformando-a em uma ferramenta assessora ao processo de ensino e aprendizagem. Quais seriam dicas para sala de aula? 1. Evite o discurso “ No meu tempo o aluno....” 2. Torne o aluno protagonista do processo de ensino, faça-o atuar usando seus recursos tecnológicos prediletos, inverta os papéis, crie um espaço de trocas. Descentralize! 3. Conecte o aluno com o universo da sala de aula. O storytelling é uma boa opção! 4. Não espere a prova do final do semestre, crie desafios que permitam conquistas ao longo do período. 5. Dialogue, estejam juntos e se divirtam! Use a gameficação! 6. Utilize os espaços de comunicação da geração y, como Facebook, blogs, grupos no watts, e transforme-os em espaços de produção de conhecimentos. 7. O acesso de informações de várias fontes torna a aprendizagem mais dinâmica. Surpreenda-os! 8. Atualize o status de sua sala de aula. Crie multitarefas para essa GERA - AÇÃO! Torna-se necessário conhecer as características da geração Y, para que se possa adequar à prática pedagógica com a formação de identidades profissionais. O jovem Y transita constantemente com o mundo digital, desta forma, sugere-se que o professor inaugure a sala de aula como um espaço de imersão e integração, utilizando elementos visuais e multimídia. Como também, promova experiências práticas que ultrapassem o espaço universitário, que originem um aprendizado conectado a contextos da realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.