O presente trabalho trata do registro da ação acadêmica realizada durante a ministração da disciplina de Investigação e Prática Pedagógica do Francês aos alunos do curso de licenciatura em Letras/Francês da Universidade Federal do Acre – UFAC – campus Rio Branco – no primeiro semestre do ano de dois mil e dezessete. Os objetivos versam sobre a análise e reflexão do ensino da língua estrangeira/francês no ensino da educação básica com ênfase nos aspectos da oralidade, leitura, escrita e ensino de gramática na perspectiva de Freire (1987), Geraldi (1984), Soares (2002), dentre outros intelectuais, que focam o ensino da língua por meio das práticas sociais. A ação está em processo de execução utilizando a investigação para o estudo aprofundado dos aspectos da organização, funcionamento e estrutura da escola dos últimos anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio articulados com os conhecimentos adquiridos durante a formação docente no ensino superior. Da ação resultou na elaboração de projetos de pesquisa e de ensino sobre o ensino da língua estrangeira nas escolas investigadas; de tal maneira que está proporcionando uma ação reflexiva sobre as diversas possibilidades do trabalho com a língua e nos mais variados contextos e situações exigidas de escola e de ensino para as práticas sociais.
Palavras-chave: Ensino. Investigação. Prática.