Resumo: Neste artigo refletir-se-á sobre as habilidades de leitura e escrita dados os processos de alfabetização e letramento. Refletindo sobre seus conceitos e significados, em seu contexto de desenvolvimento, sobretudo, na relação escola/sociedade. Objetivamos promover um diálogo, entre práticas tradicionais e práticas inovadoras de ensino. Considerando uma das dificuldades, hoje encontrada pela grande maioria dos profissionais de educação, a reflexão da própria prática docente Pretende-se nesse trabalho, por via de uma revisão bibliográfica, discutir os conceitos de alfabetização e letramento, por acreditar que uma prática pedagógica consciente, pressupõe o conhecimento dos princípios teóricos, que constituem as orientações metodológicas adotadas em sala de aula e considerar que materiais como: livros, revistas e artigos acadêmicos podem auxiliar os docentes no permanente processo de formação continuada. Nosso marco teórico foi construído a partir das contribuições de Soares (1998, 2000, 2004), Marcuschi (2002), Freire (2006), Cosson (2006), dentre outros. Para Soares (1998), alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas indissociáveis. O ideal seria alfabetizar letrando, isto é, ensinar a ler e escrever, no contexto social das práticas da leitura e da escrita. Permitindo ao indivíduo, tornar-se ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.
Palavras-chave: Alfabetização, letramento, sociedade, escola.