Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE NA VOZ DE ALUNOS-ESTAGIÁRIOS

Palavra-chaves: AGIR DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DIMENSÕES DO AGIR Comunicação Oral (CO) ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Analisar o trabalho docente é perceber que ele é constituído por uma série de aspectos, os quais exigem que o professor consiga lidar, de modo a desempenhar sua atividade satisfatoriamente. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo investigar as representações de dois alunos-estagiários acerca da profissão docente, tendo como foco principal a forma como avaliam as próprias ações realizadas em sala de aula, no Estágio Supervisionado II. Desse modo, faremos uso de um procedimento advindo das Ciências do Trabalho, denominado autoconfrontação simples (ACS), o qual possibilita ao sujeito, por meio da linguagem, a reconfiguração de sua prática. Em nossa análise, percebemos que os discursos dos estagiários se diferenciam, pois, enquanto que o estagiário 1 (João) retrata o agir docente através de uma dimensão mais subjetiva (a partir das próprias vivências pessoais), o estagiário 2 (Anita) elabora seu discurso de modo mais objetivo, ressaltando a atuação docente e as metas a serem atingidas. Como aporte teórico, contamos com as contribuições de Bronckart (2009) no que concerne à relação sujeito e linguagem (Interacionismo Sociodiscursivo – ISD), Bronckart e Machado (2004) no que se refere às contribuições da Semântica do agir, Amigues (2004) e Machado (2007), com relação ao ensino como trabalho.

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