Este trabalho tem por objetivo ressaltar através de revisão bibliográfica a importância e os desafios do Letramento informacional para crianças, como base para o melhoramento nas condições de compreensão e desempenho do processo ensino-aprendizagem de disciplinas que envolvam o raciocínio lógico. O Letramento informacional é o ato de ler para informar-se, afim de que se busque informação e a use, tanto para gerar conhecimento quanto para tomada de decisões. Atualmente, a sociedade dispõe ao alcance das crianças um vasto número de recursos tecnológicos que poderiam estar sendo utilizados a favor da consolidação do conhecimento. Mas, o mau uso desses recursos, tem se caracterizado como uma barreira na absorção do conhecimento e otimização da leitura. Isto porque, num contexto geral a grande quantidade de informações em curtos períodos de tempo contribui no comprometimento de sua memória e conseqüentemente na sua capacidade de interpretação de informações. Além disso, as experiências com um ambiente dinâmico apresentado por estes recursos as desestimulam na busca de conhecimento através do uso de materiais convencionais como livros didáticos, jogos e explicações em sala de aula, afetando seu desempenho em disciplinas que exigem o raciocínio lógico, especificamente a Matemática.