Artigo Anais CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

Visualizações: 211
A AULA TRADICIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA E OUTRAS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS: CARACTERÍSTICAS E REFLEXÕES

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIA, AULA TRADICIONAL Comunicação Oral (CO) ET 05 - METODOLOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

A AULA TRADICIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA E OUTRAS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS: CARACTERÍSTICAS E REFLEXÕES Juarez Nogueira Lins (Universidade Estadual da Paraíba) junolins@yahoo.com.br Resumo: Nas discussões sobre as dificuldades que constituem o ensino de Língua Portuguesa (LP), constantemente vem à tona a questão metodológica. E o principal objeto de crítica é a aula tradicional, em oposição à aula contextualizada e à aula reflexiva – orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Nas escolas, ao planejar e ministrar as aulas, muitos (as) docentes, em virtude de dúvidas a respeito daquilo que caracterizam e diferenciam as metodologias a sua disposição – os elementos comuns, as aproximações, os distanciamentos, as estratégias – optam pela aula tradicional, solidez em meio à liquidez contemporânea (BAUMAN, 2001). Diante de tal perspectiva, objetivou-se apresentar as características de cada aula (a tradicional, a contextualizada e a reflexiva) e discutir as articulações possíveis entre elas. Teoricamente, este estudo respaldou-se nos pressupostos de Bakhtin (2004), Brasil (1998), Bauman (2001), Tardelli (2002), Saviani (1991), Gadotti (1992), Geraldi (2004), Brasil (1998), Mendonça (2006) e outros. E, metodologicamente, na pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. As características apresentadas e discutidas contribuíram para ampliar as pesquisas sobre metodologia nas aulas de LP e ampliar, desse modo, as possibilidades didáticas dos professores (as) das escolas básicas. Palavras-chave: Língua portuguesa, Metodologia, Aula tradicional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.