RESUMO: No trabalho com a leitura do texto literário na escola, o professor tem atuação fundamental, pois é a partir de seu planejamento que poderá ou não oferecer ao aluno um encontro significativo com o texto. Para tanto, precisa estar fundamentado teórico e metodologicamente em estudiosos da área para planejar de maneira intencional e construtiva aulas voltadas para a admiração dos bens simbólicos e estéticos que constituem o patrimônio nacional, tendo acesso pela leitura a novas ideias e a novas concepções. Neste artigo pretendemos analisar uma proposta de trabalho com o gênero fábula, desenvolvida em uma turma do 7º ano, em uma escola pública do município de Campina Grande – PB, analisando algumas possibilidades de interação dos alunos com textos da literatura para o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e fruição. A metodologia foi norteada pelas indicações de Cosson (2006), a partir de sua denominada “sequência básica”: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação. Trata-se, assim, de uma pesquisa-ação na qual se prioriza a inserção do pesquisador no meio pesquisado, participação efetiva dos sujeitos envolvidos na pesquisa, busca dos sentidos e das representações. Para embasar a elaboração da proposta e a discussão da experiência vivenciada, recorremos às contribuições dos estudiosos: Cosson (2006), Souza (2011), Soares (1999), dentre outros. Palavras-Chave: Leitura, Texto literário, Fábula, Letramento literário.