No que concerne ao ensino de literatura no fundamental maior, percebemos que mesmo que o historicismo ainda não tenha imperado nas aulas assim como acontece no Ensino Médio, à leitura de textos literários não tem sido tão significativa para que a formação de leitores seja estimulada. Nesse sentido, essa pesquisa-ação de natureza qualitativa centra-se no seguinte questionamento: Como trabalhar o letramento literário em contos afrobrasileiros?. Cremos que a pertinência dessa pesquisa está no fato de tratar-se de uma intervenção pedagógica que trabalhou a obra Contos Crespos (2008) de Cuti em duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Massaranduba (PB) através do projeto “Raízes afro-brasileiras na sala de aula”. Desse modo, os resultados alcançados nos indicam que o trabalho com o letramento literário e a valorização do leitor mostra-se o caminho mais adequado para que os alunos se sintam incentivados a lerem e refletirem sobre a literatura. Quanto à literatura afrobrasileira, a obra de Cuti torna-se uma porta aberta para que estigmas e preconceitos sejam desconstruídos pelos discentes, ao mesmo tempo em que eles puderam conhecer a História e cultura afrobrasileira e africana, conforme recomenda a lei n°10.639/2003.