Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EJA

Palavra-chaves: LEITURA, LITERATURA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30235
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 474
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EJA"
    "resumo" => "Este trabalho intitulado “Estratégias de leitura para alunos com dificuldades de aprendizagem na EJA”, objetiva apresentar a importância do incentivo à leitura e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação dos alunos com dificuldades de aprendizagem ao desenvolver a prática da leitura em uma sala de aula de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Kleiman e Morais (1996), Schneuwly e Dolz (2004) e Marinho (2012) no tocante aos estudos da figura do leitor enquanto sujeito atuante na ação leitora como prática social. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir para o redirecionamento da leitura na perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas da EJA um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto instrumento mediador no estímulo à assimilação da prática de leitura na EJA. Será proposto que a leitura (aqui a Literatura de cordel) e as novas tecnologias sejam tomadas como instrumentos de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA5_ID474_10072017105600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA RAQUEL NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA RAQUEL"
    "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30235
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 474
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EJA"
    "resumo" => "Este trabalho intitulado “Estratégias de leitura para alunos com dificuldades de aprendizagem na EJA”, objetiva apresentar a importância do incentivo à leitura e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação dos alunos com dificuldades de aprendizagem ao desenvolver a prática da leitura em uma sala de aula de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Kleiman e Morais (1996), Schneuwly e Dolz (2004) e Marinho (2012) no tocante aos estudos da figura do leitor enquanto sujeito atuante na ação leitora como prática social. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir para o redirecionamento da leitura na perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas da EJA um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto instrumento mediador no estímulo à assimilação da prática de leitura na EJA. Será proposto que a leitura (aqui a Literatura de cordel) e as novas tecnologias sejam tomadas como instrumentos de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA5_ID474_10072017105600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA RAQUEL NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA RAQUEL"
    "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Este trabalho intitulado “Estratégias de leitura para alunos com dificuldades de aprendizagem na EJA”, objetiva apresentar a importância do incentivo à leitura e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação dos alunos com dificuldades de aprendizagem ao desenvolver a prática da leitura em uma sala de aula de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Kleiman e Morais (1996), Schneuwly e Dolz (2004) e Marinho (2012) no tocante aos estudos da figura do leitor enquanto sujeito atuante na ação leitora como prática social. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir para o redirecionamento da leitura na perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas da EJA um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto instrumento mediador no estímulo à assimilação da prática de leitura na EJA. Será proposto que a leitura (aqui a Literatura de cordel) e as novas tecnologias sejam tomadas como instrumentos de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.