SOUZA, Laeiguea Bezerra De. Evasão na eja: desafios e possibilidades. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30300>. Acesso em: 23/12/2024 00:25
Este trabalho apresenta o resultado do projeto de intervenção realizado no Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira-PE, que teve como objetivo identificar as causas da evasão nas turmas de Educação de Jovens e Adultos - Nível Médio e mobilizar a equipe escolar para um replanejamento das ações pedagógicas para intervir na realidade pesquisada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com coleta de dados a partir da aplicação de dois questionários abertos para os professores das turmas e para os alunos. Com os dados foi possível conhecer o perfil de ambos e, inclusive, os possíveis motivos da evasão e sugestões de melhorias das práticas educacionais para minimizar o problema. Baseado no resultado da pesquisa foi promovida uma oficina na instituição para apresentar a proposta de intervenção com os dados coletados, fomentando uma discussão em torno da temática e fazendo um levantamento de sugestões de atividades que podem ser vivenciadas pela escola. Ao longo da execução do projeto, percebeu-se uma aceitação e comprometimento por parte da equipe docente, gestora e pedagógica no sentido de vivenciar monitorar sistematicamente as ações planejadas, contribuindo, assim, com a permanência dos alunos da EJA.