A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA E O EFEITO PAIDÉIA: APRENDIZAGENS E TENSIONAMENTOS NO CONTEXTO DO SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL/CE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 314 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 813 "inscrito_id" => 1217 "titulo" => "A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA E O EFEITO PAIDÉIA: APRENDIZAGENS E TENSIONAMENTOS NO CONTEXTO DO SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL/CE" "resumo" => "A presente pesquisa parte do reconhecimento da dimensão estratégica dos processos de educação na saúde e do princípio de que o conjunto dos atores sociais engajados nos diferentes processos educativos desenvolvidos pela Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral - EFSFVS, forma uma comunidade de aprendizagem que se caracteriza pela busca de qualificação profissional, pelo compromisso com a reforma sanitária e com as transformações das práticas de trabalho. Parte-se deste contexto para discutir o efeito Paidéia que opera sobre a comunidade de aprendizagem no âmbito do Sistema Saúde Escola de Sobral - SSE. Por efeito Paidéia, compreende-se a capacidade de reflexão e ação sobre uma dada realidade sanitária Campos (2003). Tal efeito não ocorre de forma espontânea e livre de tensionamentos sendo resultado da conjugação de determinados fatores presentes tanto no microcosmos da EFSFVS quanto no macrocosmos do Sistema SSE. Tem como objetivo avaliar o efeito Paidéia produzido no âmbito da EFSFVS junto a sua comunidade de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. A pesquisa foi divida em dois momentos. O primeiro, aqui relatado, apresenta as condições micro e macro que viabilizam o SSE, caracterizar o SSE trás ainda evidências formais do SSE a partir da identificação de uma série de processos educativos no contexto do SSE. O segundo momento buscará avaliar o efeito Paidéia no SSE. Os resultados preliminares indicam o potencial que esta articulação entre o campo da educação e da saúde produzem para a organização de práticas educativas emancipadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "05 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "Sistema saúde escola, Efeito paideia, Educação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "2cf28fed0480ba79b6cc092d9175fc11_1217.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÈ REGINALDO FEIJÃO PARENTE" "autor_nome_curto" => "REGINALDO PARENTE" "autor_email" => "reginaldo.fp@hotmail.com" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 314 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 813 "inscrito_id" => 1217 "titulo" => "A COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA E O EFEITO PAIDÉIA: APRENDIZAGENS E TENSIONAMENTOS NO CONTEXTO DO SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL/CE" "resumo" => "A presente pesquisa parte do reconhecimento da dimensão estratégica dos processos de educação na saúde e do princípio de que o conjunto dos atores sociais engajados nos diferentes processos educativos desenvolvidos pela Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral - EFSFVS, forma uma comunidade de aprendizagem que se caracteriza pela busca de qualificação profissional, pelo compromisso com a reforma sanitária e com as transformações das práticas de trabalho. Parte-se deste contexto para discutir o efeito Paidéia que opera sobre a comunidade de aprendizagem no âmbito do Sistema Saúde Escola de Sobral - SSE. Por efeito Paidéia, compreende-se a capacidade de reflexão e ação sobre uma dada realidade sanitária Campos (2003). Tal efeito não ocorre de forma espontânea e livre de tensionamentos sendo resultado da conjugação de determinados fatores presentes tanto no microcosmos da EFSFVS quanto no macrocosmos do Sistema SSE. Tem como objetivo avaliar o efeito Paidéia produzido no âmbito da EFSFVS junto a sua comunidade de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. A pesquisa foi divida em dois momentos. O primeiro, aqui relatado, apresenta as condições micro e macro que viabilizam o SSE, caracterizar o SSE trás ainda evidências formais do SSE a partir da identificação de uma série de processos educativos no contexto do SSE. O segundo momento buscará avaliar o efeito Paidéia no SSE. Os resultados preliminares indicam o potencial que esta articulação entre o campo da educação e da saúde produzem para a organização de práticas educativas emancipadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "05 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "Sistema saúde escola, Efeito paideia, Educação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "2cf28fed0480ba79b6cc092d9175fc11_1217.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÈ REGINALDO FEIJÃO PARENTE" "autor_nome_curto" => "REGINALDO PARENTE" "autor_email" => "reginaldo.fp@hotmail.com" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }