A presente pesquisa parte do reconhecimento da dimensão estratégica dos processos de educação na saúde e do princípio de que o conjunto dos atores sociais engajados nos diferentes processos educativos desenvolvidos pela Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral - EFSFVS, forma uma comunidade de aprendizagem que se caracteriza pela busca de qualificação profissional, pelo compromisso com a reforma sanitária e com as transformações das práticas de trabalho. Parte-se deste contexto para discutir o efeito Paidéia que opera sobre a comunidade de aprendizagem no âmbito do Sistema Saúde Escola de Sobral - SSE. Por efeito Paidéia, compreende-se a capacidade de reflexão e ação sobre uma dada realidade sanitária Campos (2003). Tal efeito não ocorre de forma espontânea e livre de tensionamentos sendo resultado da conjugação de determinados fatores presentes tanto no microcosmos da EFSFVS quanto no macrocosmos do Sistema SSE. Tem como objetivo avaliar o efeito Paidéia produzido no âmbito da EFSFVS junto a sua comunidade de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. A pesquisa foi divida em dois momentos. O primeiro, aqui relatado, apresenta as condições micro e macro que viabilizam o SSE, caracterizar o SSE trás ainda evidências formais do SSE a partir da identificação de uma série de processos educativos no contexto do SSE. O segundo momento buscará avaliar o efeito Paidéia no SSE. Os resultados preliminares indicam o potencial que esta articulação entre o campo da educação e da saúde produzem para a organização de práticas educativas emancipadoras.