Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO JOVENS E ADULTOS – EJA

Palavra-chaves: Eja, Gêneros Textuais, Ensino Comunicação Oral 15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 417
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 2672
    "titulo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO JOVENS E ADULTOS – EJA"
    "resumo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO JOVENS E ADULTOS – EJA SILVA E SOUSA, Maria do Socorro de Araujo Integrante do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqmsasousasilva@hotmail.com SOUSA, Rosineide Marta Mauricio de Integrante do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqrosineidesousart@hotmail.comNASCIMENTO, José Mateus doProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS - CCAE – UFPB - CNPqzenmateus@gmail.comRESUMO    Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem no tocante aos mais variados gêneros textuais, na modalidade de Jovens e Adultos - EJA. A presente análise propõe o uso dos gêneros textuais em um domínio que possa trazer resultados no processo de ensino-aprendizagem do ler, escrever e compreender textos na sala de aula. Trata-se da reflexão sobre a ação dos professores em usarem habilidades nas práticas sociais da leitura e da escrita, fazendo os alunos de EJA entenderem que são pessoas capazes de interagirem com a diversidade textual. O trabalho toma como foco o exame de planos de ensino, aplicação de questionários e análise de dois livros didáticos de língua portuguesa destinados ao ensino de EJA. Esperamos contribuir para o conhecimento do que já existe e ainda não se efetiva na prática docente. O resultado deste estudo propõe o uso dos gêneros textuais e da gramática, visando à necessidade de firmar posições consistentes que valorizem diferentes situações de aprendizagem envolvendo a diversidade de gêneros textuais, com suas diferentes funções e variedades de estilo. É importante que a escola e professores de EJA propicie aos seus alunos novas maneiras de ensinar e aprender a língua materna.Palavras-chave: EJA. Gêneros Textuais. Ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "palavra_chave" => "Eja, Gêneros textuais, Ensino"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "931f541920013a69808f8228f9ebfab0_2672.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO SOUSA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO ARAÚJO"
    "autor_email" => "msasousasilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "FRANCISCO MASCARENHAS/UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 417
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 2672
    "titulo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO JOVENS E ADULTOS – EJA"
    "resumo" => "O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO JOVENS E ADULTOS – EJA SILVA E SOUSA, Maria do Socorro de Araujo Integrante do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqmsasousasilva@hotmail.com SOUSA, Rosineide Marta Mauricio de Integrante do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqrosineidesousart@hotmail.comNASCIMENTO, José Mateus doProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS - CCAE – UFPB - CNPqzenmateus@gmail.comRESUMO    Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem no tocante aos mais variados gêneros textuais, na modalidade de Jovens e Adultos - EJA. A presente análise propõe o uso dos gêneros textuais em um domínio que possa trazer resultados no processo de ensino-aprendizagem do ler, escrever e compreender textos na sala de aula. Trata-se da reflexão sobre a ação dos professores em usarem habilidades nas práticas sociais da leitura e da escrita, fazendo os alunos de EJA entenderem que são pessoas capazes de interagirem com a diversidade textual. O trabalho toma como foco o exame de planos de ensino, aplicação de questionários e análise de dois livros didáticos de língua portuguesa destinados ao ensino de EJA. Esperamos contribuir para o conhecimento do que já existe e ainda não se efetiva na prática docente. O resultado deste estudo propõe o uso dos gêneros textuais e da gramática, visando à necessidade de firmar posições consistentes que valorizem diferentes situações de aprendizagem envolvendo a diversidade de gêneros textuais, com suas diferentes funções e variedades de estilo. É importante que a escola e professores de EJA propicie aos seus alunos novas maneiras de ensinar e aprender a língua materna.Palavras-chave: EJA. Gêneros Textuais. Ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "palavra_chave" => "Eja, Gêneros textuais, Ensino"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "931f541920013a69808f8228f9ebfab0_2672.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO SOUSA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO ARAÚJO"
    "autor_email" => "msasousasilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "FRANCISCO MASCARENHAS/UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO JOVENS E ADULTOS – EJA SILVA E SOUSA, Maria do Socorro de Araujo Integrante do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqmsasousasilva@hotmail.com SOUSA, Rosineide Marta Mauricio de Integrante do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqrosineidesousart@hotmail.comNASCIMENTO, José Mateus doProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS - CCAE – UFPB - CNPqzenmateus@gmail.comRESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem no tocante aos mais variados gêneros textuais, na modalidade de Jovens e Adultos - EJA. A presente análise propõe o uso dos gêneros textuais em um domínio que possa trazer resultados no processo de ensino-aprendizagem do ler, escrever e compreender textos na sala de aula. Trata-se da reflexão sobre a ação dos professores em usarem habilidades nas práticas sociais da leitura e da escrita, fazendo os alunos de EJA entenderem que são pessoas capazes de interagirem com a diversidade textual. O trabalho toma como foco o exame de planos de ensino, aplicação de questionários e análise de dois livros didáticos de língua portuguesa destinados ao ensino de EJA. Esperamos contribuir para o conhecimento do que já existe e ainda não se efetiva na prática docente. O resultado deste estudo propõe o uso dos gêneros textuais e da gramática, visando à necessidade de firmar posições consistentes que valorizem diferentes situações de aprendizagem envolvendo a diversidade de gêneros textuais, com suas diferentes funções e variedades de estilo. É importante que a escola e professores de EJA propicie aos seus alunos novas maneiras de ensinar e aprender a língua materna.Palavras-chave: EJA. Gêneros Textuais. Ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.