PSICOLOGIA E PEDAGOGIA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
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Apesar do trabalho do psicólogo ter assumido caráter clínico durante muito tempo, atualmente, o modelo educacional oferece um olhar amplo acerca da parceria com a escola, indo além da psicoterapia ou aplicação de teste. METODOLOGIA – atuação em três etapas: anamnese, diagnóstico e intervenção. Na anamnese, conduziram-se entrevistas semi-dirigidas com educadores e observações sistemáticas em situação natural em uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, realizando-se análise de conteúdo. O diagnóstico apontou indisciplina como principal problemática. A intervenção consistiu na elaboração e execução de um plano de ação com as seguintes atividades junto aos alunos: exibição de filmes no cinema do SESC, encontros semanais em sala de aula para trabalhar temáticas como socialização, relações interpessoais, inclusão, diferenças individuais e bullying, através de oficinas, dinâmicas, vivências e manhã cultural para encerramento. RESULTADOS e CONCLUSÃO – As atividades foram realizadas com base no modelo educacional de atuação do psicólogo escolar/educacional, acreditando-se na importância da parceria com educadores para melhorar os processos de ensino-aprendizagem e as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola. A Psicologia oferece um olhar diferenciado, percebendo o aluno em sua integralidade, em suas dimensões sociais e afetivas, não apenas em suas funções cognitivas. Alunos e educadores avaliaram positivamente o trabalho realizado, destacando benefícios trazidos ao processo de escolarização. Palavras-chaves: Psicologia educacional/escolar. Escola pública. Interdisciplinaridade." 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